NOTÍCIAS

ACECA


Futuro ministro da área econômica conhece proposta de reforma

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O relator da Comissão Especial da Reforma Tributária (PEC 293/04), deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), e o presidente da comissão, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), apresentaram a proposta em tramitação na Câmara para avaliação do futuro ministro da área econômica do governo Jair Bolsonaro, Paulo Guedes.

Hauly aguarda a posição do futuro governo sobre o assunto para que a proposta possa ser votada na comissão especial.

Entre as mudanças propostas pelo deputado no atual sistema tributário está o fim do ICMS estadual, que seria em parte substituído por um imposto nacional, o IVA, modelo que existe em outros países.

Para o relator, essas medidas vão acabar com a guerra fiscal e simplificar o sistema tributário. "Iniciamos as conversas com o novo governo e colocamos a nossa proposta para que eles possam apresentar a sua contraproposta. Estamos prontos: o nosso IVA modelo europeu, que vai combater a sonegação, a corrupção, vai eliminar a burocracia. As empresas terão menor custo de produção, menor custo de contratação e, consequentemente, mais empregos e mais desenvolvimento", disse Hauly.

O IVA a ser criado seria um imposto sobre o consumo, que também substituiria outros tributos, como o ISS, o IPI, o PIS, a Cofins, a Cide, o salário-educação, o IOF e o Pasep.

De acordo com o relator, os estados não perderiam arrecadação com a medida.

Justiça tributária

O presidente da comissão especial, deputado Hildo Rocha, também defendeu o texto. "A nossa proposta está pronta, vai simplificar muito o nosso sistema e, além disso, tira a carga tributária de cima dos pobres. Ou seja, nós vamos fazer um sistema tributário muito mais justo do que temos hoje", afirmou.

Por se tratar de uma emenda à Constituição, a reforma tributária não pode ser aprovada pelo Congresso Nacional enquanto estiver em vigor uma intervenção federal, como a que ocorre atualmente na área de segurança do Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Câmara
Últimas Noticias
Receita recebeu menos da metade das declarações do IR

Faltando 13 dias para o fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, menos da metade dos contribuintes esperados enviaram as declarações.

Até às 17h desta quarta-feira, dia 17, 14.932.713 declara&cc...

CRCPR assina convênio para disponibilizar cursos gratuitos

No dia 15 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) recebeu em sua Reunião Plenária mensal representantes do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) para assinatura do termo de coopera&ccedi...

Publicado edital do 1º Exame de Suficiência de 2019

A partir das 14 horas do dia 22 de abril (segunda-feira), estarão abertas as inscrições para a primeira edição do Exame de Suficiência de 2019. O prazo para os interessados realizarem a inscrição para a...