NOTÍCIAS

ACECA


CRCPR lança livro que doa 100% da receita dos direitos autorais

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

No dia 29 de novembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) recebeu a palestra gratuita “Aspectos relevantes da contabilidade do Terceiro Setor e das sociedades cooperativas”, que apresentou aos 170 participantes os principais cuidados e procedimentos contábeis inerentes à contabilidade das entidades sem finalidade de lucros e das sociedades cooperativas. No mesmo evento, aconteceu o lançamento do livro “Contabilidade: entidades sem fins lucrativos e sociedades cooperativas”, que terá 100% da receita arrecadada com os direitos autorais da 1ª edição doada à Fundação Solidariedade de Campo Magro (PR), que abriga crianças e adolescentes em situação de risco.

“Este livro tem uma história! Trabalhamos muito tempo para melhorar as condições regulatórias da contabilidade para este setor em conjunto com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). E ao obtermos sucesso em algumas destas melhorias, decidimos que precisávamos escrever sobre isto, para auxiliá-los na trajetória.”, contou Marcos Rigoni, presidente do CRCPR e um dos autores do livro.

A palestra aconteceu no auditório do CRCPR, em Curitiba, tendo a participação de todos os autores: o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, o vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, e o inspetor fiscal do CRCPR, Gilberto Quadros. Valendo 1,5 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, o evento iniciou às 13h30 e abordou conceitos básicos da contabilidade no Terceiro Setor e cooperativas, o reconhecimento do trabalho voluntário, CEBAS (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social), a aplicação da legislação na prática e as peculiaridades das demonstrações contábeis dessas entidades. Após o evento, os autores autografaram exemplares do livro.

Livro "Contabilidade: entidades sem fins lucrativos e sociedades cooperativas"

A obra lançada aborda a matriz contábil principal das entidades do Terceiro Setor - incluindo a ITG 2002 (R1) do CFC - e a regulamentação contábil das sociedades cooperativas, convergida às normas internacionais de contabilidade através da recente publicação e aprovação da ITG 2004 pelo CFC, que entrou em vigor no fim do ano passado.

“Tanto o Terceiro Setor quando as Cooperativas, são áreas que, se mal geridas pelos seus profissionais contábeis, por desconhecimento das normas e sua aplicação incorreta, produzem danos e prejuízos incalculáveis às suas entidades. Isto, aliado à escassez de literatura que possa auxiliar as rotinas diárias do profissional contábil atuante nestes segmentos, fomentaram o nosso desejo de investir tempo, conhecimento e muita pesquisa para que esta obra pudesse ganhar vida. E eis que, após mais de um ano de muita luta e dedicação, temos o prazer de disponibilizar este trabalho repleto de informações úteis, inclusive com exemplos de contabilização para as situações mais complexas”, comenta um dos autores, Laudelino Jochem.

O livro pode ser adquirido por meio do link www.descomplicont.com.br/co1

Fonte: CRCPR
Últimas Noticias
Novos Sistemas Redesim diminuem o tempo de abertura das empresas

Já está disponível, no portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), uma consulta à base  do Cadastro Nacional  de Pessoa Ju...

Sistema Empresa Fácil ficará indisponível no final do ano

Contadores e empresários que utilizam o sistema Empresa Fácil devem ficar atentos ao recesso de fim de ano. O sistema estará indisponível entre as 18 horas do dia 21 de dezembro e as 9 horas do dia 02 de janeiro devido a paralisa...

Ministério alerta sobre erros em contratos de teletrabalho

Uma das novidades da modernização da legislação trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, é a normatização do teletrabalho, que permite ao funcionário ter vínculo empregatício sem pre...