Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços, incluindo multinacionais, e por 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP.
Profissional que prioriza metodologia de ordem prática para melhor compreensão e fixação dos conteúdos pertinentes às áreas contábil e tributária a serem transmitidos aos interessados, oferecendo treinamentos inovadores e com foco nos atuais desafios colocados no dia-a-dia para o profissional, mediante a abordagem de casos e a realização de exercícios de fixação pelo participante, muitas das vezes, através de planilha eletrônica ou programas da RFB.
Existe uma tendência de maior oferta de cursos voltados ao fiscal-tributário, dando assim, uma sensação de menor atenção ao público da contabilidade em si. E dos cursos existentes, é comum nos depararmos com os extremos: ou são básicos ou avançados demais. Este treinamento se propõe a cobrir essa lacuna. Importante também lembrar que a escrituração contábil é ponto de partida para fundamentar fatos geradores de tributos e contribuições, especialmente no âmbito federal. Sendo assim, um planejamento e contingenciamento fiscal se inicia com uma contabilidade segura e confiável.
A norma contábil aplicável às PME foi inicialmente publicada em 2009, e está em sua 2ª revisão, onde deve incorporar alguns dos Pronunciamentos Contábeis mais recentes, como resultado da convergência das IFRS 9, 15 e 16. É de vital importância ao profissional que atua no mercado se manter atualizado e devidamente fundamentado, bem como estar alinhado com a legislação tributária vinculante, atualmente a Lei 12.973/2014.
Tem como intuito fortalecer o raciocínio do profissional quanto a classificação dos fatos contábeis, sua capacidade de análise dos saldos e movimentos das contas e a realização dos lançamentos contábeis relacionados ao fechamento mensal e/ou levantamento do balanço patrimonial. Por seu viés prático, o principal material de apoio é a planilha eletrônica, além de apostila e os slides disponibilizados em PDF.
Dentre os assuntos explanados neste treinamento, destacam-se:
1) Conceitos e definições vigentes para Ativo e Passivo;
2) Estruturação do plano de contas e mapeamento referencial;
3) AVJ, AVP e Perdas Estimadas de Recuperabilidade, no âmbito das PME;
4) Crédito fiscal extemporâneo, como o decorrente das ações judiciais de Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS;
5) Contratos de arrendamento (IFRS 16);
6) IRPJ e CSLL – corrente e diferido.
CLIQUE AQUI e faça sua inscrição.