--> ACECA

NOTÍCIAS

ACECA


FAP para 2023 pode ser contestado até dia 30 novembro

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O governo federal publicou no início de agosto o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) para 2023.

O índice foi apurado com base nos dados de acidentes de trabalhos de 2020 e 2021, período de maior impacto pela pandemia de Covid-19.

Nesses dois anos, diversos contratos foram suspensos, afetando diretamente a massa salarial. Além disso, também houve um aumento nos afastamentos em razão da Covid, trazendo sérios impactos sobre a carga tributária da empresa.

O diretor jurídico da ACECA, Victor Hugo Scandalo Rocha, explica que as empresas podem solicitar a impugnação contra o FAP que lhe foi atribuído até o dia 30 de novembro. “É uma corrida contra o tempo, pois a empresa não tem a possibilidade de protocolar qualquer contestação administrativa após esse prazo”, disse.

Por isso, após a conferência do índice do FAP é importante que a empresa analise a informação e, caso haja necessidade, procure os meios cabíveis para revisão.

Os associados da ACECA que tiverem dúvidas podem consultar o diretor jurídico da entidade para mais informações. CLIQUE AQUI para entrar em contato.

Fonte: Aceca
Últimas Noticias
Salário mínimo 2026: registro do reajuste no eSocial Doméstico

Salário mínimo foi reajustado para R$1.621,00 a partir de 1º de janeiro

Decreto nº 12.797/2025 reajustou o valor do sal&a...

Nova lei eleva impostos sobre bets e impõe limite para benefícios

Sancionada na sexta-feira (26), a Lei Complementar 224, de 2025, muda a forma como a União concede benefícios fiscais e tributa alguns setores da ...

Mudança no Lucro Presumido pode elevar carga tributária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última sexta-feira (26) a Lei Complementar Nº 224 DE 26/12/2025, uma mudança significativa no marco tributário brasileiro que altera regras de incentivos fiscais e eleva os...