O prazo para envio da declaração Imposto de Renda 2023 começou faz uma semana e, neste intervalo, a Receita Federal recebeu 5.122.642 milhões de declarações até às 9h desta quarta-feira (22). Até o fim do prazo - 31 de maio -, o fisco espera receber até 39,5 milhões de declarações.
Das 5,1 milhões de declarações entregues até o momento, 85% delas foram feitas pelo programa do IRPF 202 (veja aqui como baixar), 10% escolheram fazer o envio por plataformas móveis (celular e tablets) pelo do app Meu Imposto de Renda (clique aqui para baixar) e 5% fizeram o preenchiemtno e envio online pelo portal e-Cac.
A opção de declaração pré preenchida - clique aqui e veja como fazer -, que neste ano ficou disponível em todas as plataformas desde o primeiro dia, foi a escolha de 23% dos contribuintes que enviaram a declaração até agora.
No primeiro dia de envio, o número de declarações enviadas pelos contribuintes foi recorde. O recorde de envios no primeiro dia pertencia a 2019, quando o fisco recebeu 730.617 mil documentos.
O supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, acredita que o alto número de entregas se deve aos "ganhos de simplificação" com a declaração pré-preenchida, a liberação antecipada do programa e a nova data de início das entregas que deu mais tempo para o contribuinte fazer o levantamento das informações necessárias.
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...