Com 242 milhões de celulares em uso em um país que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes, os influenciadores digitais têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen mostra que o Brasil é o segundo país com mais pessoas que apostam na carreira, atrás somente dos Estados Unidos, conforme mostra o ranking abaixo.
Influenciadores digitais passam o número de contadores
Por outro lado, o Brasil ocupa a 1ª posição no Instagram, com 10,5 milhões de influenciadores. O número equivale a 20 vezes a quantidade de contadores, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que somam 525 mil profissionais atualmente.
Na análise da coordenadora de conteúdo da POPit Comunicação, Beatriz Oliveira, as pessoas passam um tempo considerável na internet, "logo, a maneira de consumir no digital aumentou nos últimos anos, sem contar o aceleramento causado pela pandemia".
Segundo ela, muitas pessoas seguem influenciadores digitais e, por se sentirem próximos, criam um laço de confiança com o que é compartilhado.
"O produto tem que contar uma história e é por meio desses influenciadores, que muitas marcas enxergam uma maneira de contar uma história mais real que passe a transparência e confiança que o consumidor precisa para a decisão de compra", explica.
Para ela, os influenciadores digitais tem grande importância na pulverização do conteúdo. "Reflexo disso, é que o mercado está começando a enxergá-los como um business."
Contabilidade nas redes sociais
A contabilidade também pode estar presente nas redes sociais. Em sua coluna ao Portal Contábeis, o empresário contábil e influenciador digital, Altair Alves, explica que 50% das empresas quebram no Brasil em cinco anos por falta de planejamento, gestão e mentalidade do empreendedor e os profissionais contábeis podem diminuir esse índice.
“O contador é a porta de entrada do empreendedorismo nacional e, por isso, nós também temos esse papel de educar o cliente com informação relevante”, apoia.
Segundo o especialista, grandes profissionais contábeis ainda não enxergaram que o futuro é a produção de conteúdo e a criação de autoridade.
“Para convencer um novo cliente ou até mesmo ser valorizado por um cliente atual na hora de vender serviços contábeis, é preciso passar credibilidade e esse processo de construção de autoridade é feito por meio de algumas ferramentas, como as redes sociais.”
Para ele, o maior ganho ao produzir conteúdo é aumentar a percepção de valor e quebrar as objeções de um possível cliente não te contratar por não conhecer ou não ter indicação direta para contratar o serviço de determinado profissional.
Ele lembra ainda que a escolha de um profissional contábil é extremamente importante, porque caso o contador interprete uma legislação de forma incorreta ou envie informações erradas ao governo federal, estadual ou municipal, pode prejudicar o empresário.
Segundo Altair, é um trabalho de muita responsabilidade, mas é preciso mostrar que você tem conhecimento.
“Crie uma presença digital significante, porque você vai perceber que isso vai mudar a sua história”, finaliza.
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...