NOTÍCIAS

ACECA


Saiba como declarar pensão a filhos no Imposto de Renda

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O contribuinte que paga pensão alimentícia judicial a ex-cônjuge e a filhos não pode considerá-los dependentes na declaração.

Entretanto, apenas no ano em que se iniciar o pagamento da pensão o contribuinte pode fazer a dedução correspondente ao valor total anual, caso os filhos tenham sido considerados seus dependentes nos meses que antecederam o pagamento da pensão naquele ano.

Na ficha Pagamentos efetuados, devem ser informados o nome e o CPF de todos os beneficiários da pensão e o valor total pago no ano, ainda que tenha sido descontado pelo empregador (no caso de assalariado) em nome de apenas um dos beneficiários.

Dependendo do valor pago no mês, quem recebe tem de recolher o carnê-leão. Atualmente, tem de recolher o carnê-leão quem recebe mais de R$ 1.903,98 por mês.

Fonte: Folha de S.Paulo
Últimas Noticias
Isenção do Simples Nacional poderá ser concedida a microempresas

Às microempresas cuja receita bruta não ultrapasse R$ 96 mil anualmente poderá ser concedida isenção do Simples Nacional no âmbito dos tributos que constam no regime. A medida está prevista no Projeto de Lei C...

Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...

Aposentadoria especial poderá ter nova regulamentação

A aposentadoria especial é aquela que diz respeito aos trabalhadores que exerçam suas funções estando expostos a agentes químicos, físicos e biológicos que prejudiquem a saúde deles. O Projeto de Lei C...