-->
Uma das principais preocupações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em relação ao processo eleitoral dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), é assegurar que o maior número possível de profissionais da contabilidade estejam aptos a votar e escolher os seus representantes nos Plenários dos Regionais. Em 2021, as eleições para renovação de 2/3 (dois terços) da composição plenária dos 27 CRCs ocorrerão nos dias 23 e 24 de novembro.
Para estarem aptos a votar, o contador e o técnico devem estar em situação cadastral e financeira regulares no CRC de sua jurisdição. De acordo com o calendário da eleição atual, o prazo para regularização da situação cadastral nos CRCs é até o dia 12 de novembro.
Na condição de responsável pela coordenação nacional das eleições dos CRCs, o CFC já solicitou a todos os Regionais que seja dada prioridade ao julgamento, pela Câmara de Registro de cada CRC, de todos os processos relacionados à concessão e à baixa, em tempo hábil, considerando a necessidade de se comunicar aos profissionais sobre a possibilidade, ou não, de votarem nos dias 23 e 24 de novembro.
Além disso, o CFC recomendou aos CRCs que seja utilizado o rito processual mais ágil (sumário) para as providências de baixa de registro por transferência, medida que deve ser tomada assim que o CRC de origem identificar a concretização da transferência do profissional na nova jurisdição.
Opção pelo Simples Híbrido é facultativa e retira os dois novos tributos do DAS; nova oportunidade será aberta em março de 2027
As empresas do Simples Nacional têm até 30 de outubro p...
Medida deve alcançar 17,6 milhões de empreendedores; teto anual sobe para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028
Foi sancionado na quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 186/2026, que perdoa as dívidas de mi...
Por 6 votos a 5, Corte decide que o imposto municipal não integra a base das contribuições; voto de Luiz Fux desempatou o julgamento
O Supremo Tribunal Federal decidiu, na quarta-feira (21), excluir o ISS da base de c...