NOTÍCIAS

ACECA


Confira cinco dicas para separar os gastos pessoais e da empresa

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Um dos principais desafios do microempreendedor é separar as finanças da empresa das pessoais. O acesso ao caixa a qualquer momento é, em muitos casos, um convite para fazer retiradas frequentes e atender às necessidades individuais ou da família. A prática, no entanto, é perigosa e pode trazer quedas significativas no desempenho financeiro da empresa, colocando em risco seu funcionamento.

Uma das dicas para manter as finanças em dia é separas as contas bancárias pessoais e empresariais

De acordo com Dora Ramos, coach financeira e diretora da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, o microempreendedor pode seguir dicas simples para administrar as finanças de pessoa física e jurídica de forma organizada. Os conselhos vão desde a separação do dinheiro em contas separadas até a utilização de ferramentas para facilitar o controle.

Contas bancárias separadas

A dica parece óbvia, mas ainda existem diversos empresários que não a seguem. Separar cartões de crédito, débito e extratos é fundamental para controlas as despesas. Muitos acreditam que, ao adotar a medida, os custos vão aumentar, mas muitos bancos oferecem serviços gratuitos e diferentes pacotes de tarifas. Um deles, certamente, atenderá as expectativas da sua empresa.

"Pró-labore?"?

Em vez de usar o dinheiro da empresa para cobrir despesas próprias, estabeleça um salário para si, asism como para seus funcionários. É possível definir um salário fixo e um bônus de premiação para receber quando a empresa faturar mais ou cumprir metas. Dessa forma, é possível garantir uma renda mínima em momentos mais difíceis e ganhar uma recompensa quando os negócios crescerem.

Ferramentas podem ajudar

Apesar de ainda serem muito utilizadas, as planilham podem não ser a melhor opção para controlar o orçamento de empresas. Atualmente, algumas soluções organizam dados de forma mais simples e permitem um controle maior de suas finanças. As opções vão desde aplicativos para smartphones até programas mais avançados para computador. De acordo com Dora, a mudança pode trazer benefícios para a empresa em curto prazo.

Reservas

Aproveite os momentos de alto faturamento para evitar o aumento de retiradas do caixa da empresa ou ficar sem dinheiro para as contas pessoais nos momentos de crise. Segundo a coach financeira, as reservas são essenciais para os empresários que desejam manter os dois orçamentos em dia.

Busque aliados

É importante manter-se informado sobre todas as mudanças envolvidas no ramo de atuação da empresa. Um contador pode ser um bom parceiro para identificar oportunidades, além de ajudar a organizar as finanças do seu negócio.
 

Fonte: IG - Economia
Últimas Noticias
Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...

Aposentadoria especial poderá ter nova regulamentação

A aposentadoria especial é aquela que diz respeito aos trabalhadores que exerçam suas funções estando expostos a agentes químicos, físicos e biológicos que prejudiquem a saúde deles. O Projeto de Lei C...

Saiba mais sobre o mutirão para negociar dívidas bancárias

O Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira de 2024 seguirá aberto para adesão até a próxima segunda-feira (15/4).

Po rmeio desta iniciativa, os cidadãos têm a chan...