O primeiro Encontro dos Empresários Contábeis do SESCAP-PR ocorrido na noite desta terça-feira, 28 de junho, superou as expectativas dos organizadores tanto pelo número de participantes quanto pela qualidade das informações debatidas. “A mudança do formato do encontro, que antes se chamava ´Grupo de Estudos` foi bem sucedida e fiquei muito feliz com o resultado. A ideia é substituir os temas técnicos como ECD, ECF, RAIS etc. e partir para debates relacionados à gestão empresarial, ao dia a dia dos escritórios de contabilidade”, afirma o coordenador do Encontro e diretor do SESCAP-PR, Rogério Carvalho. Para ele, este primeiro encontro, cujo tema foi “Superando o apagão de mão de obra nas empresas de contabilidade” foi uma demonstração do que virá pela frente nestes encontros que ocorrerão toda segunda terça-feira de cada mês. “Traremos para o debate o que tem de mais moderno em gestão nas empresas de serviços contábeis”, afirma Carvalho.
“Nosso objetivo é criar um ambiente saudável de debates e networking sobre os problemas enfrentados no dia a dia das empresas contábeis e buscar soluções por meio dessa coletividade”, afirma o presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, ao destacar que esta é uma das funções de uma entidade representativa.
Apagão de mão de obra nas empresas de contabilidade
Neste primeiro encontro, a psicóloga e consultora especializada em empresas de contabilidade, Carolina Freitas, explicou a causa do apagão de mão de obra e da alta rotatividade de empregados nas empresas modernas e, principalmente, nas empresas do setor contábil. “No passado a tendência era fazer carreira nas empresas e os empregados ficavam trabalhando por décadas até se aposentar. Hoje, o perfil dos profissionais mudou e rotatividade aumentou nas empresas.
Carolina Freitas utilizou dados do Global Talent Trends Report 2022 da Mercer para mostrar que a atração e retenção de talentos também estão entre as principais preocupações dos executivos, com dois terços (66%) dizendo que enfrentam uma crise de escassez de mão de obra. E um dos principais motivos destacados é a dificuldade em contratar o talento certo pelo preço certo com a rapidez necessária.
Rotatividade
Entre os principais motivos da rotatividade nas empresas de contabilidade hoje estão que os empregados não toleram mais:
• Ambientes tóxicos
• Liderança desrespeitosa
• Falta de clareza do propósito da empresa
• Falta de clareza nas relações
• Relações abusivas (dedicação x recompensa financeira x descanso)
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...