NOTÍCIAS

ACECA


Tempo médio para abrir empresa cai 78% desde 2019

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O tempo médio gasto para abrir uma empresa no país caiu 78,3% de agosto de 2019 para o mesmo período deste ano. Os dados são do Painel Mapa de Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.

Segundo o levantamento, em agosto de 2019, o tempo para abrir uma empresa era de 4 dias e 10 horas. Já no mês passado, o mesmo processo era feito em 23 horas.

Na comparação de janeiro deste ano –quando o tempo médio era de 2 dias e 7 horas– com agosto, a redução foi de 58%.

Ao olhar para a média do acumulado deste ano até agosto, os dados apontam que a abertura de uma empresa leva 1 dia e 13 horas.

O movimento de abertura e fechamento de empresas é monitorado desde 2019.

A agilidade, porém, vem acompanhada de uma desaceleração no número de novos negócios. Foram abertas cerca de 2,73 milhões de empresas de janeiro a agosto deste ano, ante 2,81 milhões no mesmo período de 2021.

Já os fechamentos de empresas aceleraram no mesmo período de comparação. Enquanto 2021 viu 927 mil negócios encerrarem, 2022 registra 1,14 milhão.

Fonte: CNN Brasil
Últimas Noticias
Regras do PIX mudarão agora em novembro

A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...

Renegociação de dívidas com autarquias e fundações federais


A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...

Pequenos empreendedores tem nova chance de renegociar dívidas

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...