O presidente Jair Bolsonaro sinalizou, nesta terça-feira (20), a possibilidade de incluir novos setores na desoneração da folha de pagamento devido ao recorde de arrecadação do país.
"Acredito que dê pra você colocar mais setores dentro dessa pauta aí da desoneração da folha. Facilita a vida de todo mundo", afirmou o presidente Jair Bolsonaro, durante sabatina da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Desoneração da folha
No final de 2021, Bolsonaro sancionou o projeto de lei com a desoneração da folha de pagamento. O texto prorrogou o programa até o fim de 2023 para os 17 setores que mais empregam no país, com 6 milhões de empregos.
A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%. Em troca, as empresas tendem a contratar mais funcionários.
"Nós estamos batendo recordes de arrecadação no Brasil. A gente não precisa voltar a cobrar, o que seria 20% na folha de salário. Continuar com esses setores, 1 a 4,5%, 17 setores, e pode no meu entender agregar mais alguns setores, simplifica essa questão toda”, afirmou o presidente.
Entre os 17 setores da economia que podem aderir a esse modelo atualmente estão as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário. Eles empregam diretamente 6 milhões de pessoas.
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...