A cada dia o mercado se torna mais competitivo e isso tem afetado, inclusive, o meio contábil. Por isso, é comum que empresários tenham dificuldades de identificar maneiras de destacar o seu escritório frente à concorrência.
É essencial adotar tarefas corretas para atingir o objetivo do escritório contábil. Para isso, separamos dicas para auxiliar sua empresa. Confira.
Identifique os concorrentes
O primeiro passo que o empreendedor deve tomar a fim de fazer seu escritório de contabilidade se destacar da concorrência é identificar quem são os concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.
Desta forma, entendemos como concorrente direto, empresas de contabilidade, de porte semelhante, atuantes na mesma cidade, que oferecem os mesmos tipos de serviços que seu escritório e que praticam preços na mesma faixa dos seus.
Já os concorrentes indiretos, por diversas vezes acabam passando despercebidos por muitos empreendedores.
No entanto, são aquelas modelos de negócios que vendem produtos parecidos com os seus e por isso podem acabar disputando mercado com um escritório contábil.
Desta forma, são concorrente indiretos empresas que oferecem serviços como escrituração fiscal, serviços de consultoria, folha de pagamento, direito tributário e etc.
Como vencer a concorrência
Agora que já compreende a importância de identificar quais são as empresas que disputam o mesmo mercado que sua empresa, chegou o momento de criar uma estratégia eficiente que possibilite fazer seu escritório de contabilidade se destacar da concorrência.
Invista em capacitação
Invista nos cursos que podem promover uma maior capacitação de seus colaboradores. Ao fazer isso, estará contribuindo de forma direta para que sua contabilidade possa se destacar no mercado.
Além disso, cada dia mais, percebemos que os profissionais quando buscam por um contador, procuram também por orientação sobre investimentos a serem feitos como também redução de custos.
Portanto, é essencial investir em capacitação, tanto para seus funcionários como também para si.
Oferecendo assim um serviço de qualidade, solucionando todas as dúvidas de seus clientes.
Deste modo, é possível optar por cursos realizados na modalidade EAD, que trazem mais praticidade em mio uma rotina atribulada de diversas responsabilidades.
Tecnologia
Devido o avanço da tecnologia, o seu uso tem sido fundamental para o desenvolvimento de diversos setores bem como atividades que antes só eram feitas de forma manual.
E saiba que, caso não opte por implementar as novidades tecnológicas em suas operações, poderá correr o risco de ficar para trás na corrida contras seus concorrentes.
Deste modo, é fundamental que o profissional tenha o domínio de todas as ferramentas contábeis para que assim consiga fazer seu escritório de contabilidade se destacar da concorrência.
Por este motivo, se dedique a automatização de seus procedimentos contábeis e estude qual sistema de gestão atende de forma adequada as demandas de seu escritório contábil.
Além disso, ao utilizar a tecnologia a favor de seu escritório estará também contribuindo para a melhora de seu atendimento ao cliente, tornando o seu atendimento mais rápido e eficiente.
Consultoria contábil
Para conseguir ocupar espaço de destaque em um mercado altamente competitivo, é necessário oferecer muito mais do que os serviços básicos do trabalho contábil.
Lembre que os clientes vêem sua empresa contábil como aliada, já que possue conhecimentos específicos e que pode ajudar para que as tomadas de decisões possam ser feitas de forma mais assertiva.
Portanto, busque criar um diferencial competitivo que o auxilie no processo de fazer seu escritório de contabilidade se destacar da concorrência, oferecendo serviços de consultoria, capaz de otimizar os resultados de cada um de seus clientes.
Sabemos que a contabilidade consultiva, é uma ferramenta que vem ajudando muito o contador a agregar valor em seus serviços.
Contribuindo para que seus clientes possam compreender quais são as suas obrigações contábeis e isso contribui para que um relacionamento de parceria e confiança possa ser criado.
Visibilidade
Como falamos anteriormente, a tecnologia tem si tornado importante nos dias atuais, sendo assim, estar presente nos mais diversos ambientes virtuais deve ser uma prioridade para todos empreendedor que seja fazer seu escritório de contabilidade se destacar da concorrência.
E uma ótima maneira de alcançar isso é investindo em marketing digital para escritório de contabilidade, para ganhar visibilidade e aumentar a sua autoridade.
Deste modo, umas das formas mais baratas é criar um perfil nas redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo.
Está é umas das maiores redes de perfil corporativo e bastante utilizada pelo segmento.
Além disso, o uso de um blog corporativo, com publicações de matérias e artigos de forma periódicas podem ajudar a alcançar uma audiência limitada e atrair leads qualificados para seu escritório.
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...