NOTÍCIAS

ACECA


Fenacon questiona segurança dos dados no acesso com o gov.br

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

A partir de dezembro deste ano, o acesso aos módulos web do Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial) serão por meio do gov.br.

Assim, preocupada com a segurança na divulgação de senhas dos empregadores domésticos e outros contribuintes aos seus contadores, a FENACON questionou a Receita Federal do Brasil (RFB) sobre a segurança da informação, dado que de posse do gov.br são acessados diversos serviços públicos extremamente sensíveis.

Exemplos são o Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da RFB), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), entre outros. Nesse sentido, a Federação também indagou se estes serviços podem ser acessados por terceiros mediante “procuração eletrônica digital”.

Em resposta, a Receita Federal informou que será possível o acesso dos contadores como procuradores. Desta forma, o profissional contábil deve acessar o eSocial via gov.br com sua própria conta, caso o nível da conta seja alto, por meio de certificado digital. Assim, é possível usar a procuração digital RFB.

A princípio, o contador será direcionado para a sua página pessoal do eSocial como se fosse o empregador de Pessoa Física (PF) comum e deverá clicar na opção “trocar perfil” do eSocial e, em seguida, selecionar “procurador”. Então, é só digitar o CPF/CPNJ do seu cliente. Nesse momento, o eSocial verifica se existe procuração RFB para habilitá-lo a acessar o eSocial do cliente.

Fonte: Fenacon
Últimas Noticias
Regras do PIX mudarão agora em novembro

A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...

Renegociação de dívidas com autarquias e fundações federais


A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...

Pequenos empreendedores tem nova chance de renegociar dívidas

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...