No dia 18 de outubro, aconteceu o 6º Fórum Paranaense do Terceiro Setor, evento realizado pela Comissão do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na sede do órgão, em Curitiba. Depois do período de pandemia, esse foi o primeiro evento do CRCPR a ser realizado 100% no formato presencial.
A programação do Fórum iniciou-se às 13h30, com abertura realizada pelo vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro. Em seguida, a primeira palestra "Gestão Contábil, Tributação e Prestação de Contas do Terceiro Setor", foi ministrada pelo contador Marcelo Roberto Monello e mediada pelo coordenador da Comissão, Nelson Zafra. Monello iniciou sua fala com uma contextualização sobre o setor e dissertou sobre o regime tributário das entidades, além de realizar uma explanação sobre as normas contábeis aplicadas e os principais aspectos da ITG 2002 (R1) para as entidades sem finalidade de lucro.
Na sequência, às 15h15, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, falou sobre "Governança e Contabilidade do Terceiro Setor", em palestra mediada também por Nelson Zafra. Jochem deu exemplos práticos para auxiliar contadores envolvidos no Terceiro Setor a realizarem seus julgamentos, considerando as mais recentes posições técnicas assumidas pelos órgãos normatizadores contábeis, desde que utilizem uma estrutura conceitual semelhante à do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Um talkshow com os convidados Almir Pazinato Nanemann, Fernando Luís Mazur, Nelson Ribeiro Machado, Eder Alexandre Souza e William Fischer, além dos palestrantes e mediador, encerrou o evento discorrendo sobre outros temas relacionados à contabilidade de entidades sem fins lucrativos, como os principais aspectos contábeis da LC 187/21, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes.
O evento valia quatro pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), foi gratuito e recebeu dos participantes doações de alimentos não perecíveis, que serão destinados a organizações sociais parceiras do CRCPR.
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...