NOTÍCIAS

ACECA


Diversidade nas empresas leva a aumento na produtividade

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Um estudo feito pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) sobre o impacto da diversidade no mercado de trabalho mostra aumento na produtividade das empresas entre 2010 e 2019.

De acordo com o levantamento, para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, observou-se um incremento de quase 4% na produtividade das empresas.

Além disso, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, verificou-se um acréscimo de quase 5% na produtividade das empresas.

O estudo ainda mostra que, nos resultados por setores econômicos, para cada 1 ponto percentual no incremento da diversidade étnico-racial das empresas do setor de serviços, em média, a produtividade dos negócios aumentou em 0,19%. No caso das empresas do setor de comércio, o aumento foi de 0,16% e, na indústria, de 0,15%.

De acordo com o ID_BR, o ganho em produtividade se dá devido aos seguintes fatores:

- melhorias no nível de bem-estar predominante entre as pessoas na organização;
- composição de quadros com competências e habilidades mais diversificadas;
- melhorias no clima organizacional que atuam na potencialização da performance dos/as profissionais;
- declínio do turnover, ou seja, da rotatividade de profissionais nos times das empresas;
- maior capacidade da organização em atrair profissionais com elevadas habilidades e competências, mas que também priorizam ambientes de trabalho mais inclusivos e menos hostis.

“Os dados analisados fornecem um avanço pioneiro para a compreensão da viabilidade do estabelecimento da D&I no contexto corporativo brasileiro, uma vez que demonstrou por meios quantitativos que avanços em tal direção impactam positiva e substancialmente o desempenho financeiro das organizações”, diz Tom Mendes, diretor financeiro e administrativo do ID_BR.

Ainda de acordo com Mendes, o levantamento mostra que os esforços e investimentos das empresas em prol da diversidade & inclusão podem fazer grande diferença não somente para uma sociedade mais justa e equitativa, mas também na otimização da performance mercadológica das organizações em um sistema econômico que se mostra cada vez mais competitivo e dinâmico.

Fonte: G1
Últimas Noticias
Saiba mais sobre o mutirão para negociar dívidas bancárias

O Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira de 2024 seguirá aberto para adesão até a próxima segunda-feira (15/4).

Po rmeio desta iniciativa, os cidadãos têm a chan...

Conheça o PLP com foco em micro e pequenas empresas

Os órgãos públicos poderão ser obrigados a realizar emissão de crédito microempresarial caso fiquem endividados com as micro ou pequenas empresas. É o que prevê o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/1...

Golpe utiliza nome da Receita Federal em email

Cuidado com o golpe! Ggolpistas estão enviando mensagens falsas aos cidadãos, afirmando que há erros na declaração do Imposto de Renda (IR). Eles anexam um link malicioso e dizem que na página para a qual o link dir...