O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) lançou, no final de 2022, mais um serviço de utilidade pública para a classe contábil paranaense: a emissão gratuita de certificado digital de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para profissionais e empresas contábeis. Para ter direito à gratuidade, basta estar com o registro ativo e situação regular junto ao CRCPR.
A Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), via Safeweb, é a primeira entidade habilitada para emissão do Certificado tipo A1, que tem validade de 1 ano e que, por ser um arquivo, pode ser instalado facilmente em vários computadores mediante cópia de segurança (backup).
"A profissão contábil está cada vez mais tecnológica e virtual, e já é praticamente impossível trabalhar sem possuir certificado digital. Por isso, a partir de agora, estamos disponibilizando mais esse serviço gratuito à classe contábil do nosso estado", comemora o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. "A Fecopar é a primeira, mas, em breve, outras opções de certificadoras estarão disponíveis em nosso site, dependendo apenas de detalhes técnicos para integração de plataformas digitais", acrescenta.
Chamamento Público
As empresas participantes foram definidas por cumprirem as condições estabelecidas em edital de chamamento público. O processo foi aberto em agosto de 2022 e voltou-se a empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), credenciadas junto ao Comitê Gestor da ICP-Brasil.
Como obter o certificado digital gratuito
Para o profissional ou empresa, basta realizar o cadastro via FECOPAR (clique aqui) e seguir as instruções. Em breve também será possível optar pelo certificado digital fornecido pela Soluti, em fase final de integração com os sistemas do CRCPR.
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...