O contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda Pessoa Física 2023 – e tem dúvidas para preencher a declaração – receberá orientação gratuita na sexta-feira, dia 31 de março em espaços públicos em oito municípios paranaenses. Trata-se da campanha “Declare Certo!”, uma ação de responsabilidade social realizada pelo SESCAP-PR desde 2004 em Curitiba e nas cidades onde a entidade possui escritórios regionais.
Neste ano a campanha ocorrerá simultaneamente em Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco e Toledo. Em todas essas cidades, cerca de 80 profissionais (empresários contábeis, funcionários de empresas de contabilidade e acadêmicos) vão dedicar parte do seu dia de trabalho para atuar como voluntário no atendimento aos contribuintes.
De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, embora a tecnologia tenha facilitado bastante o preenchimento da declaração nos últimos anos, sempre surgem dúvidas pontuais que precisam ser sanadas com profissionais especializados. “O objetivo da campanha não fazer a declaração, mas orientar os contribuintes que normalmente fazem a própria declaração e tenha dúvidas pontuais”, explica Michel, ao lembrar que a ação evita, também, que o contribuinte vá até a Receita Federal buscar informações sobre a declaração. Ele lembra, também, que a multa para quem não declarar seus rendimentos é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.
Histórico
O Declare Certo é uma campanha de responsabilidade social realizada em espaços pública (praças, shoppings, etc) pelo SESCAP-PR desde 2004 e consiste na oferta de orientação gratuita para os contribuintes na época da Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. A campanha teve início no Paraná e passou a ser realizada por várias entidades do Sistema Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis), sendo realizada hoje em várias cidades brasileiras.
Locais da campanha
Arapongas (Av. Arapongas ao lado chafariz do Museu) - 10h às 15h
Curitiba (Boca Maldita) - 9h às 16h
Cascavel (Calçadão da Av. Brasil / Trav. Pe. Champagnat) - 9h às 16h
Foz do Iguaçu (Shopping JL - Av. Costa e Silva, 185) - 11h às 18h
Guarapuava (Calçadão da Rua XV de Novembro) - 9h às 16h
Maringá (Praça Dep. Renato Celedônio) - 9h às 16h
Pato Branco (Praça Getúlio Vargas) - 9h às 16h
Toledo (Praça Willy Barth Centro) - 9h às 16h
Apoio
“Declare Certo!” conta com o apoio de entidades parceiras e prefeituras nas cidades onde é realizado. Em Curitiba tem o apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), PUC-PR (Escola de Negócios), FAE e Receita Federal do Brasil.
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...