A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual emitiram um alerta sobre um novo golpe que está ocorrendo em nome do órgão. Criminosos estão criando sites com domínios falsos, que redirecionam os usuários para um suposto sistema de emissão de guia de recolhimento do estado do Paraná (GR-PR).
Nos últimos meses, tem havido um aumento no número de sites fraudulentos, alguns dos quais imitam o layout de portais oficiais do Estado, como o portal da Receita Estadual.
Esses sites pagam para aparecer nos primeiros resultados das pesquisas na internet. Dessa forma, quando um contribuinte procura por termos relacionados a emissão de guia de recolhimento ou até mesmo de pagamento do IPVA de seu veículo, por exemplo, esses sites falsos aparecem em primeiro lugar nos resultados, fazendo com que muitos acreditem ser o portal oficial da Secretaria da Fazenda.
A recomendação da Secretaria da Fazenda é a de sempre utilizar os canais oficiais com o domínio pr.gov.br.
Atenção! Se o contribuinte preencher os formulários nesses sites fraudulentos, será gerado um QRCode falso para o pagamento via Pix. Ao realizar o pagamento, o valor será transferido para a conta bancária dos criminosos, sem qualquer relação com a Receita do Paraná.
A Secretaria da Fazenda esclarece que não envia correspondências nem e-mails com guias de pagamento. Portanto, os contribuintes devem sempre gerar as guias por meio dos canais oficiais. Fique atento e tome as devidas precauções para evitar cair em golpes: utilize apenas os canais oficiais para efetuar pagamentos, verifique sempre o sufixo e preste atenção a sinais de fraude ao navegar na internet, como erros de português.
A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo clie...
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou a Portaria Normativa nº 150/2024, que regulamenta a etapa do programa Desenrola voltada para renegociar dívidas com agências reguladoras, fundações públicas e au...
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o programa "Desenrola MPEs", destinado a ajudar pequenos negócios inadimplentes, inspirado no modelo d...