NOTÍCIAS

ACECA


92% dos profissionais acham que deveriam utilizar mais tecnologia

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Cerca de 92% dos profissionais contábeis acreditam que a tecnologia deveria ser mais utilizada pelas empresas que trabalham, de acordo com uma pesquisa realizada pela Connectábil.

O levantamento também perguntou aos entrevistados quanto a tecnologia os auxiliava no dia a dia da profissão. Em uma escala de 0 a 10, a pontuação foi de 8.4.

Ao todo, foram 1.014 profissionais contábeis entrevistados em mais de 21 estados do país.

De acordo com o consultor estratégico, Roberto Dias Duarte, que é co-autor da pesquisa, o  resultado mostra que o que parecia ser uma ameaça para os colaboradores tornou-se um aliado.

“O contador descobriu que a contabilidade não é a skynet, aquela Inteligência Artificial (IA) do filme Exterminador do Futuro, que adquiriu consciência própria e tomou a decisão de erradicar a raça humana do planeta, mas sim o Iron Man, que usa a tecnologia, mas tem o coração humano. Ou seja, na medida que os contadores estão usando mais tecnologia, conseguem fazer mais trabalhos que são percebidos pelo cliente e pela sociedade.”

Tecnologia na contabilidade
Atualmente, os profissionais contábeis utilizam a tecnologia para diversas funções operacionais. Confira os principais.

Relatórios
Os relatórios e as demonstrações contábeis eram vistos como rotinas altamente técnicas e burocráticas. Atualmente, com a automação, a Inteligência Artificial e tantos outros conceitos inovadores, o contador já conta com um grande auxílio.

Com a tecnologia, o profissional já recebe os dados mais bem estruturados, reduzindo a carga de trabalho para compreender e formular os relatórios e as demonstrações contábeis.

NF-e
Seguindo o fluxo de inovação atual, as próprias ferramentas do governo estão mais informatizadas. O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) , por exemplo, tornou a troca de informações entre contribuintes e governo muito mais tecnológica.

Nesse cenário, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um dos pontos que merecem atenção. Nos últimos anos, a validação de notas tem sido feita em tempo real. Quando uma transação é realizada, as informações devem ser repassadas ao Fisco e os respectivos tributos devem ser recolhidos.

O contador, nessa relação, tem o apoio dos softwares de Enterprise Resource Planning (ERPs) e sistemas específicos para a emissão e envio das NF-e e demais documentos fiscais. Além de agilizar o processo, a qualidade da documentação contábil é ainda melhor, já que os registros ficam no sistema, possibilitando um controle muito mais fácil no futuro pelo contador.

Atendimento ao cliente
Por último, vale ressaltar a importância da tecnologia para o atendimento ao cliente. A facilidade de comunicação e a troca de informações e documentos que as novas tecnologias trouxeram serviu para aproximar ainda mais o contador dos seus clientes.

Hoje, o contador pode prestar serviços para clientes em diferentes localidades, de maneira remota, sem qualquer tipo de prejuízo na relação. A troca de informações em ambientes online facilita a integração do profissional às rotinas do cliente, permitindo a execução de processos a qualquer hora e lugar.

Valorização profissional
A tecnologia tem um papel essencial para os profissionais contábeis. A partir dos novos recursos, o que era altamente burocrático se tornou mais simples, o que era demorado se tornou ágil e o que era restrito aos grandes negócios se tornou democrático e acessível a todos.

Nesse sentido, a valorização da figura do contador é um reflexo positivo da tecnologia.

Fonte: Portal Contábeis
Últimas Noticias
Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...

Aposentadoria especial poderá ter nova regulamentação

A aposentadoria especial é aquela que diz respeito aos trabalhadores que exerçam suas funções estando expostos a agentes químicos, físicos e biológicos que prejudiquem a saúde deles. O Projeto de Lei C...

Saiba mais sobre o mutirão para negociar dívidas bancárias

O Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira de 2024 seguirá aberto para adesão até a próxima segunda-feira (15/4).

Po rmeio desta iniciativa, os cidadãos têm a chan...