--> ACECA

NOTÍCIAS

ACECA


Os perfis de vendedor que mais agradam os clientes

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Não é difícil encontrar quem já tenha desistido de uma compra por causa da abordagem errada de um vendedor, que desmotivou o cliente a comprar aquilo que se desejava, pelo menos na loja em que foi mal atendido. Nos tempos de hoje, saber tudo sobre o produto em questão não basta para ser um bom vendedor. É preciso também oferecer aos clientes experiências diferenciadas.

A pesquisa Futuro do Varejo, realizada neste ano pela empresa de pesquisa de mercado digital MindMiners, revela que 39% dos brasileiros sentem-se incomodados pela presença dos vendedores em lojas, e por isso preferem fazer suas compras online. Com meus 12 anos como especialista em vendas, e após ter treinado mais de 20 mil profissionais dessa área, posso afirmar que aproximadamente 85% desses vendedores nunca fizeram um curso ou treinamento que os ensinasse a conhecer e seguir um método de vendas.

A falta de metodologia, de técnicas devidamente testadas e com eficácia comprovada para atuação nesse setor é um dos principais fatores que prejudicam a atuação de um vendedor. Nesse contexto, um líder de vendas deve ser como um "espelho" para seus liderados, mostrando a eles técnicas e estratégias que devem ser utilizadas para levar à concretização do negócio.

Equipes que já seguem uma metodologia estruturada possuem profissionais mais confiantes em suas atuações, que por conseqüência obtém melhor aceitação por parte dos clientes. São profissionais capazes de se conectar com o interlocutores, a ponto de entender suas necessidades e fazer sugestões de forma assertiva. Conheça alguns dos perfis que mais agradam os clientes:

Planejador: Enxerga o processo de uma forma completa, sabe exatamente por quais etapas passará e está preparado para resolver qualquer impasse que possa surgir. Consegue visualizar cenários alternativos, sempre se perguntando o que fará na etapa seguinte, ao mesmo tempo em que avalia riscos e vantagens nas decisões tomadas.

Pragmático: Totalmente focado em resultados, ele realiza todo o processo de venda de forma assertiva, para que, ao chegar ao final do dia, tenha conquistado algo tangível. Sente-se completamente impelido por constantes desafios e atua de forma objetiva, o que o torna um vendedor altamente eficaz.

Criativo: Aproveita habilidades aprendidas por experiências já vividas e as aprimora de forma criativa para vivenciar novas experiências, o que resulta em mais 'bagagem' para agir em diferentes situações. É o tipo de profissional que busca alternativas por todos os ângulos quando precisa resolver um problema.

Sedutor: É o tipo de vendedor que sabe muito bem como conduzir uma negociação, quais são as palavras e a postura que mais encantará seus clientes de acordo com o perfil de cada um. Ele segue um roteiro elaborado, a fim de seduzir os clientes com sua personalidade e desenvoltura.
 

Fonte: Administradores
Últimas Noticias
Simples: opção por IBS e CBS separados vai até dia 30

Opção pelo Simples Híbrido é facultativa e retira os dois novos tributos do DAS; nova oportunidade será aberta em março de 2027

As empresas do Simples Nacional têm até 30 de outubro p...

Sancionada lei que perdoa dívidas de MEIs e eleva faturamento

Medida deve alcançar 17,6 milhões de empreendedores; teto anual sobe para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028

Foi sancionado na quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 186/2026, que perdoa as dívidas de mi...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por 6 votos a 5, Corte decide que o imposto municipal não integra a base das contribuições; voto de Luiz Fux desempatou o julgamento

O Supremo Tribunal Federal decidiu, na quarta-feira (21), excluir o ISS da base de c...