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4 pequenas mudanças que ajudam a reduzir custos nas empresas

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Reduzir custos é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas hoje em dia – independentemente de seu tamanho. Porém, é uma prática necessária para manter a saúde financeira dos negócios. Bruno Pain, diretor do VExpenses, aplicativo de gestão de despesas corporativas, listou quatro mudanças que podem ser incorporadas pelos gestores para auxiliar nesse processo.

3 vilões silenciosos

Luz, telefone e papel formam uma tríplice aliança silenciosa e avassaladora para as empresas. Os gestores costumam não prestar atenção no desperdício que esses "pequenos" gastos geram. Conscientize seus funcionários para que eles evitem excessos. No caso do desperdício do papel e copos descartáveis, lembre-os que os prejuízos também são ambientais. No caso da luz, é importante ressaltar o recente aumento das tarifas brasileiras.

Cuidado com o reembolso

Trabalhe suas políticas de reembolso e fique atento aos gastos. Muitas empresas perdem o controle das despesas dos funcionários. "Defina limites, deixando claro também as etapas que devem ser realizadas para pedido de reembolso e quais documentos deverá fornecer", explica Bruno.

Tecnologia automatiza processos com baixo custo

Reduzir desperdícios de horas dos funcionários, causados principalmente por processos burocráticos, também é uma dica importante. Aplicativos e ferramentas de gestão são grandes aliados neste sentido e já são acessíveis para empresas de todos os portes. É o caso do VExpenses, aplicativo que facilita a gestão de viagens corporativas, reduzindo em até 88% o tempo gasto pela empresa com esse processo. 

Faça análises e substituições

Parece estranho, mas grande parte dos gestores não analisa as despesas de forma estratégica - principalmente as que possuem padrão de custo variável – o que dificulta pensar em soluções mais econômicas. Algumas substituições podem trazer economia de até 50%, como substituir frotas próprias por aplicativos de mobilidade, controlar a quilometragem percorrida por funcionários, trocar cafeteiras sofisticadas por clássicas com coador, instalar softwares que registram os gastos com telefonia, entre outros.
 

Fonte: Administradores
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