NOTÍCIAS

ACECA


Equipe presencial ou remota: qual é a mais integrada?

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Uma coisa é certa. Considerar que times presenciais são naturalmente mais integrados é uma ilusão, um mito bastante comum tanto entre profissionais que nunca tiveram experiência com o trabalho remoto, ou até tiveram experiências não muito legais com alguns gestores ou empresas, por exemplo.

Precisamos desmistificar o conceito de 100% integrado. Remoto ou presencial, nenhum time é 100% integrado. Para tornar uma equipe cada vez mais conectada, não existe uma única prática ou uma coisa que seja a mais importante a ser feita. São necessários pequenos valores, uma cultura forte, políticas bem definidas que se complementam e se reforçam, permitindo que um time presencial ou remoto evolua e gere resultados. 

Se observarmos as relações de trabalho atualmente, já estamos atuando de forma remota e nem percebemos. Vamos pensar em uma empresa com mais de 5 mil profissionais. Esses colaboradores não estão todos em um mesmo prédio, quiçá em uma mesma sala. Então, podemos dizer que todos trabalham de forma presencial? Podemos sim, mas trabalham de forma remota também, uma vez que precisam interagir e colaborar com colegas que estão em outra sala ou outro prédio.

Engajar e envolver os colaboradores nas tomadas de decisão é imprescindível para a integração das equipes e, consequentemente, auxilia na entrega de projetos cada vez melhores. Para aumentar a produtividade, melhorar os resultados gerados ou acelerar a tomada de decisões estratégicas, pode-se realizar um dia ou uma manhã dinâmicas de ideação e co-design, por exemplo, que envolvam muito papel, canetinhas coloridas, todos os envolvidos imersos em um ambiente de colaboração e criatividade. 

Adotar ferramentas de comunicação como o Slack, Basecamp e Hangouts também é um ótimo caminho para que as pessoas estejam mais próximas entre si, independente do estilo de trabalho de cada empresa. A utilização de soluções que auxiliam na gestão de tarefas e processos, como Trello e Pipefy, em sua maioria colaborativas, integram pessoas e processos, e podem ser utilizadas assincronamente. 

Por fim, é importante entender as variáveis de cada contexto, inclusive reconhecer que tudo está em constante mudança. Identificar e validar pequenas práticas, definir processos, construir uma cultura forte, envolvendo todos na construção de uma política que vá além do papel é a chave para a integração. Isso permite que um time evolua e gere cada vez mais resultados, independente do sistema da empresa ser remoto ou não. 
 

Fonte: Administradores
Últimas Noticias
IVA: Como será o desconto?

O projeto que regulamenta a Reforma Tributária mstra a quais setores e produtos será aplicado o desconto de 60% no Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outras poderão ter o IVA reduzido ou serem totalmente isentas de pagá-lo.

...

Isenção do Simples Nacional poderá ser concedida a microempresas

Às microempresas cuja receita bruta não ultrapasse R$ 96 mil anualmente poderá ser concedida isenção do Simples Nacional no âmbito dos tributos que constam no regime. A medida está prevista no Projeto de Lei C...

Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...