NOTÍCIAS

ACECA


Medida Provisória reduz alíquota de IR sobre remessas ao exterior

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) reduziu a 6% a alíquota do Imposto de Renda (IR) sobre remessas ao exterior para pagamento de serviços de viagens de turismo, negócios, treinamento ou missões oficiais. O parlamentar é relator da Medida Provisória 694/2015, que muda as regras de incidência do IR sobre remessas ao exterior.

O setor de turismo tem reclamado da elevação para 25% do IR sobre esse tipo de operação em vigor desde 1º de janeiro deste ano. Até o fim de 2015, remessas para pagamentos desses serviços eram isentas do imposto, num limite mensal de R$ 20 mil. Para agências de viagem, a isenção era limitada a R$ 10 mil por mês por passageiro. A mudança encareceu o valor dos pacotes ofertados.

O senador esteve reunido nesta quinta-feira (11/02) com o ministro Nelson Barbosa, da Fazenda. No encontro, Jucá também fechou um acordo sobre uma série de outras matérias que constam da MP 694.

Conforme antecipou o jornal "O Estado de S. Paulo" na semana passada, Jucá vai manter a isenção tributária para Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), debêntures de infraestrutura, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs, versão brasileira dos covered bonds e ainda sujeitas à regulamentação).

O relator da MP disse ter informado ainda outras mudanças que fez ao texto. Ele incluirá no parecer uma alíquota de 2% sobre o faturamento para a contribuição previdenciária do setor de confecções.

É um porcentual inferior aos 2,5% que a presidente Dilma Rousseff sancionou em setembro após a votação do projeto que revia a política de desonerações, a última do ajuste fiscal do ano passado.

Jucá também vai incluir a imunidade de cobrança do PIS e da Cofins na importação do papel jornal.

Essa isenção tributária, segundo o senador, acaba em abril próximo. O relator da MP disse que boa parte das mudanças propostas por ele decorre de acordos firmados com o governo durante a votação de vetos a propostas legislativas no fim do ano passado. "Estou apenas operacionalizando o que foi acertado", disse.
 

Fonte: Agência Estado
Últimas Noticias
Compensação de boleto bancário passa por mudança

Boletos bancários passarão por mudança em sua compensação: quando um indivíduo pagá-lo até às 13h30min, a compensação poderá ocorrer ainda no dia em que o valor foi pago.

Empregador poderá consultar antecedentes criminais de candidato

A Central Unificada de Consulta Pública de Antecedentes Criminais (CUCC) poderá ser uma realidade caso o Projeto de Lei (PL)  343/24 seja aprovado e sancionado.

O PL confere ao empregador a possibiliade de solicitaç&atild...

Transações online: Comprovante poderá ser obrigatório

A obrigatoriedade do comprovante de pagamento para transações feitas online está prevista no Projeto de Lei 242/24.

Caso ocorra aprovação e sanção do texto, o documento deverá conter como inf...