NOTÍCIAS

ACECA


Jucepar inaugura centro de documentação e treinamento

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) inaugurou nesta terça-feira, dia 3, o seu Centro de Documentação e Treinamento. O prédio abrigará mais de 30 milhões de documentos das empresas abertas no Paraná desde a criação da Junta, em 1892. A solenidade de inaguração aconteceu na nova sub-sede, localizada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 747, no Centro de Curitiba.

Nos mais de 1,5 mil m² do edifício ficarão guardados o todos os registros do órgão desde 1892. A nova seção conta com estrutura que permite o acesso de pesquisadores e historiadores que precisem fazer buscas no acervo da Jucepar. Além de registros, estatutos, atas e alterações, também é possível identificar períodos importantes do desenvolvimento do Paraná. “Os documentos mostram o ciclo da erva-mate, madeira, café e do agronegócio aqui no Estado. São verdadeiras preciosidades históricas, já que por um bom tempo coube à Junta Comercial o papel de fazer o registro de marcas e patentes”, conta o presidente da autarquia, Ardisson Akel. 

Com a estrutura presente no novo imóvel, a Jucepar pretende digitalizar 100% do arquivo para facilitar a pesquisa. Os registros a partir de 1995 estão todos digitalizados, informa o órgão. Antes, parte dos documentos estava armazenada no subsolo da atual sede da Junta Comercial. O restante ficava em um outro imóvel cedido pelo Governo do Estado, no bairro Santa Cândida. Com a nova sub-sede, tudo ficará mais organizado e com acesso facilitado. “Por lei, a Junta Comercial precisa assegurar que estes documentos estejam disponíveis, por tempo indefinido, para eventuais consultas requeridas pela Justiça. Com a sub-sede isso será facilitado, pois tudo estará em um único local”, explica Akel.

Fonte: CRCPR
Últimas Noticias
IVA: Como será o desconto?

O projeto que regulamenta a Reforma Tributária mstra a quais setores e produtos será aplicado o desconto de 60% no Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outras poderão ter o IVA reduzido ou serem totalmente isentas de pagá-lo.

...

Isenção do Simples Nacional poderá ser concedida a microempresas

Às microempresas cuja receita bruta não ultrapasse R$ 96 mil anualmente poderá ser concedida isenção do Simples Nacional no âmbito dos tributos que constam no regime. A medida está prevista no Projeto de Lei C...

Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...