NOTÍCIAS

ACECA


TCU realiza pesquisa sobre ambiente tributário brasileiro

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O Tribunal de Contas da União (TCU) está realizando uma pesquisa para identificar as principais burocracias e riscos envolvidos nos procedimentos de preparação, declaração e recolhimento de tributos federais no Brasil. O trabalho baseia-se no relatório do Banco Mundial "Doing Business 2018", em que o Brasil ocupa a 184ª colocação, em um ranking de 190 nações, no que diz respeito ao tempo demandado para satisfazer todas as obrigações tributárias. Segundo o Banco Mundial, no Brasil, as empresas gastam 1.958 horas por ano para cumprí-las. 

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) está apoiando a iniciativa, disponibilizando o link da pesquisa e divulgando-a em suas redes sociais e demais meios de comunicação, a fim de estimular a classe contábil paranaense a manifestar suas opiniões dar sua contribuição para ajudar a reduzir a burocracia e simplificar o trabalho do profissional da contabilidade.

Se você é contador e lida diariamente com questões tributárias, acesse a pesquisa até 31 de agosto e responda. Leva apenas 5 minutos. Link da pesquisa: https://goo.gl/forms/EMGTpf7zruPWeQ3F3. O TCU agradece e destaca que essa é uma oportunidade para o setor produtivo expor sua visão quanto ao ambiente tributário, suas fragilidades e gargalos, o que pode vir a subsidiar futuras ações para mudar essa realidade.

Fonte: CRCPR
Últimas Noticias
IVA: Como será o desconto?

O projeto que regulamenta a Reforma Tributária mstra a quais setores e produtos será aplicado o desconto de 60% no Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outras poderão ter o IVA reduzido ou serem totalmente isentas de pagá-lo.

...

Isenção do Simples Nacional poderá ser concedida a microempresas

Às microempresas cuja receita bruta não ultrapasse R$ 96 mil anualmente poderá ser concedida isenção do Simples Nacional no âmbito dos tributos que constam no regime. A medida está prevista no Projeto de Lei C...

Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...