--> ACECA

NOTÍCIAS

ACECA


Paranaenses devem chegar ao fim do ano um pouco menos endividados

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Os paranaenses devem chegar a este fim de ano um pouco menos endividados. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostram que 89,2% das famílias do Estado possuíam algum tipo de dívida em novembro. O percentual é levemente inferior a outubro, quando 89,5% dos paranaenses estavam endividados.

Desde agosto o endividamento se mantém estável no Paraná, mas ainda assim o Estado lidera o ranking de endividados no país, seguido pelo Distrito Federal (79,5%) e por Santa Catarina (78%). A média nacional de endividamento ficou em 60,3% no mês passado.

A parcela de endividados com contas em atraso aumentou na comparação com outubro, passando de 25,9% para 27,5% em novembro. Por outro lado, a proporção de famílias que não terão condições de pagar seus débitos baixou de 10,1% em outubro para 9,9% em novembro.

O endividamento continua sendo maior entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, com 94,1%, ante 88,2% entre as famílias de menor renda.

Outra boa notícia é que a inadimplência baixou em novembro. Considerada como o atraso superior a 90 dias, esse indicador passou de 52,5% dentre as famílias com contas em atraso em outubro, para 50,3% em novembro.

Fonte: Fecomércio-PR
Últimas Noticias
Simples: opção por IBS e CBS separados vai até dia 30

Opção pelo Simples Híbrido é facultativa e retira os dois novos tributos do DAS; nova oportunidade será aberta em março de 2027

As empresas do Simples Nacional têm até 30 de outubro p...

Sancionada lei que perdoa dívidas de MEIs e eleva faturamento

Medida deve alcançar 17,6 milhões de empreendedores; teto anual sobe para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028

Foi sancionado na quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 186/2026, que perdoa as dívidas de mi...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por 6 votos a 5, Corte decide que o imposto municipal não integra a base das contribuições; voto de Luiz Fux desempatou o julgamento

O Supremo Tribunal Federal decidiu, na quarta-feira (21), excluir o ISS da base de c...