--> ACECA

NOTÍCIAS

ACECA


Receita lança vídeo sobre o projeto da nota fiscal eletrônica

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

A Receita Federal lançou, em abril, o projeto da nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), iniciativa que, segundo o governo, vai reduzir a burocracia e simplificar a vida dos donos de pequenos negócios. Agora, a NFS-e ganha vídeo explicativo e informativo. De acordo com a Receita, existem atualmente no Brasil cerca de 5.570 legislações tributárias diferentes; praticamente uma lei para cada município. Com a nova medida, as prefeituras de cidades de qualquer porte serão capazes de arrecadar tributos com base na exploração dos serviços, sem a necessidade de grandes investimentos em TI.

Para as pequenas empresas, que respondem cerca de 1/3 de toda a produção nacional neste setor, a mudança representa um importante avanço no sentido de melhorar o ambiente de negócios. Com o projeto, pequenos empreendedores como manicures e cabeleireiros, por exemplo, passarão a contar com um mecanismo de emissão de nota fiscal através do seu celular. São esses empresários que normalmente têm mais dificuldade para se adaptar às diferentes legislações e cumprir as com todas obrigações tributárias.

Para Inês Schwingel, gerente adjunta de Políticas Públicas do Sebrae, iniciativas como a nota fiscal de serviço eletrônica devem ser apoiadas porque simplificam as obrigações e reduzem os custos de operação das empresas, o que torna mais atrativo, inclusive, o investimento no setor.

O projeto vai permitir que os empreendedores passem a contar com uma série de produtos tecnológicos como os emissores públicos de nota fiscal, tanto em web como mobile, webservices, guia de recolhimento única, entre outros recursos.

As prefeituras serão beneficiadas com a redução do custo dos sistemas que elas precisam manter para emitir as notas fiscais eletrônicas. E os clientes também serão beneficiados ao receber um aviso de que uma nota foi emitida com o seu CPF.

Assista o vídeo aqui

Fonte: Agência Sebrae
Últimas Noticias
Simples: opção por IBS e CBS separados vai até dia 30

Opção pelo Simples Híbrido é facultativa e retira os dois novos tributos do DAS; nova oportunidade será aberta em março de 2027

As empresas do Simples Nacional têm até 30 de outubro p...

Sancionada lei que perdoa dívidas de MEIs e eleva faturamento

Medida deve alcançar 17,6 milhões de empreendedores; teto anual sobe para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028

Foi sancionado na quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 186/2026, que perdoa as dívidas de mi...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por 6 votos a 5, Corte decide que o imposto municipal não integra a base das contribuições; voto de Luiz Fux desempatou o julgamento

O Supremo Tribunal Federal decidiu, na quarta-feira (21), excluir o ISS da base de c...