NOTÍCIAS

ACECA


Contribuintes podem doar para ações sociais na declaração do IR

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

A dez dias do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda, os contribuintes ainda podem fazer um gesto social ao mesmo tempo em que cumprem a obrigação.

Os prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro já estão com as inscrições abertas; participe

De todo o imposto devido, 3% podem ser destinados aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente, administrados por conselhos municipais, estaduais ou federais, se a declaração for feita pelo modelo completo (veja passo a passo abaixo).

"É uma possibilidade de participação social desconhecida e importante", afirma a coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Cláudia Sintoni.

O destino do dinheiro é definido pelos conselhos, que possuem representantes governamentais e da sociedade civil. Após um diagnóstico local, eles desenvolvem um plano de ação para aplicar os recursos.

Na hora da declaração, o contribuinte opta para qual município ou Estado deseja destinar o repasse, podendo acompanhar diretamente com o conselho a aplicação do dinheiro.

Valor pode ser maior

A possibilidade de destinar parte do imposto devido no ato da declaração é recente, mas o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê o repasse de até 6% desde sua criação, há 25 anos.

Para receber esse valor, é preciso que a doação tenha sido feita em 2015. Como o contribuinte nem sempre sabe quanto pagará de imposto, o Itaú fornece um simulador em seu site. A partir dele, é possível saber até quanto será restituído.

O banco realiza esse tipo de doação desde 2002 e, somente no ano passado, conseguiu mobilizar 4.000 colaboradores para doarem R$ 870 mil.
 

Fonte: Folha de S.Paulo
Últimas Noticias
CRCPR lança Escola Técnica: Normas Contábeis com feras do IFRS

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) lança, no dia 23 de agosto, às 9 horas, a Escola Técnica Normas Contábeis, com cursos gratuitos focados no aperfeiçoamento do profissional contábil. O te...

Empresas poderão ter notas fiscais rejeitadas com mundanças

Empresas que utilizam código de barra em seus produtos precisam observar as mudanças que estão previstas para vigorar a partir de 12 de setembro deste ano. Aquelas empresas que não tem o Número Global de Item Comercial (GT...

Inflação dos serviços atinge o maior nível em oito anos

Se por um lado o Brasil teve, em julho, a deflação mensal mais intensa desde 1980, por outro havia oito anos que o país não registrava uma inflação acumulada tão alta sobre os serviços. É o que ...