--> ACECA

NOTÍCIAS

ACECA


Declaração de bens exige atenção especial no Imposto de Renda

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Tudo na declaração do IR é importante, mas o fisco dá atenção especial aos bens e aos direitos que integram o patrimônio do contribuinte.

Por isso, o contribuinte deve ficar atento ao informar seus bens e direitos. É nessa ficha que ele mostrará ao fisco se seu patrimônio aumentou ou diminuiu, ou seja, se está mais rico ou mais pobre.

Para evitar transtornos, é importante que o contribuinte, após preencher a declaração, faça uma análise criteriosa da variação patrimonial de um ano para o outro.

O objetivo é verificar se os bens que estão na declaração condizem com sua renda, ou seja, se os rendimentos tributados, os isentos, os não tributados e os tributados apenas na fonte são suficientes para justificar o acréscimo patrimonial declarado.

Aumento de patrimônio sem renda compatível também pode ser um indício de sonegação. Isso ocorre, por exemplo, se alguém ganhou R$ 200 mil no ano e teve aumento de patrimônio no mesmo valor (ou até maior).

Se esse contribuinte não teve outras rendas (ganho em loterias, vendeu bens, recebeu herança), a conta "não fecha". Assim, é preciso atenção ao declarar bens para não ter problemas com o leão.
 

Fonte: Folha de S.Paulo
Últimas Noticias
Salário mínimo 2026: registro do reajuste no eSocial Doméstico

Salário mínimo foi reajustado para R$1.621,00 a partir de 1º de janeiro

Decreto nº 12.797/2025 reajustou o valor do sal&a...

Nova lei eleva impostos sobre bets e impõe limite para benefícios

Sancionada na sexta-feira (26), a Lei Complementar 224, de 2025, muda a forma como a União concede benefícios fiscais e tributa alguns setores da ...

Mudança no Lucro Presumido pode elevar carga tributária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última sexta-feira (26) a Lei Complementar Nº 224 DE 26/12/2025, uma mudança significativa no marco tributário brasileiro que altera regras de incentivos fiscais e eleva os...