NOTÍCIAS

ACECA


Empresário de Tecnologia fala sobre o futuro da Contabilidade

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O empresário Ricardo Machado, CEO e fundador da empresa Ottimizza, esteve na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, no dia 22 de agosto, ministrando palestra para funcionários e conselheiros do CRCPR, sobre “Tecnologias Disruptivas – redesenhando o futuro das contabilidades”. 

Acompanhe abaixo a entrevista de Ricardo Machado ao CRCPR Online, na qual o profissional abordou as expectativas para o futuro da Contabilidade!

CRCPR Online: Como você vê o cenário atual da contabilidade no mundo e no Brasil?

Ricardo Machado (RM): O segmento de empresas de contabilidade no Brasil está passando por um profundo processo de transformação.  As “tecnologias disruptivas”, uma nova geração de “players” e a provável simplificação tributária estão criando um cenário de grandes oportunidades. Até 2025, acredito que teremos um novo conceito constituído a respeito daquilo que hoje chamamos de empresa de contabilidade. Serão profundos especialistas em finanças, muitas vezes segmentados, que poderão até prestar serviços de contabilidade, mas cujo diferencial estará na capacidade de usar informações precisas para ajudar seus clientes a tomar decisões estratégicas. Serão empresas que experimentarão uma escala e produtividade jamais imaginadas no segmento.

CRCPR Online: Quais desafios o profissional deve estar preparado para enfrentar?

RM: Aceitar a mudança, enxergar as oportunidades, fazer a tarefa de casa, definir um propósito, focar 90% da energia na transformação e não na rotina.

CRCPR Online: Como a tecnologia auxilia os profissionais da Contabilidade?

RM: Ela permite que o contador trabalhe em sua atividade fim, sem gastar tempo na coleta, mineração, digitação, conferência de dados, e etc., que não agrega nada, pois trata-se de um retrabalho manual e repetitivo. A tecnologia permite que o contador execute o papel de contador e tenha tempo livre para analisar números, sugerir estratégias, oferecer planejamento tributário e consultorias.

CRCPR Online: Desde que a sua empresa foi fundada em 2016, o que mudou no cenário da Contabilidade?

RM: Muita, mas muita coisa aconteceu. Alguns contadores já acordaram e estão fazendo a tarefa de casa de forma eficiente e veloz. Isso é ótimo, pois gera exemplo e motivação pra que outros também façam. Contudo, a crescente quantidade de contabilidades que estão embarcando no que chamo de “Contabilidade Terceira Geração” (C3G) é cada dia maior e cria uma ameaça gigantesca pra quem ainda não despertou e pode ver seu negócio de anos derreter nos próximos anos. Uma nova concorrência voraz já chegou! É hora de agir! 

CRCPR Online: Como os profissionais podem se adaptar à nova realidade da contabilidade?

RM: Sendo ele mesmo o agente que vai “matar seu presente” e “criar seu futuro”: o agente de transformação, a ponte entre a contabilidade analógica e a contabilidade digital. Agindo, rompendo com velhos hábitos, dando um passo firme a cada dia, que o distancie do atual presente e que o aproxime do futuro.

Fonte: CRCPR
Últimas Noticias
Aposentadoria especial poderá ter nova regulamentação

A aposentadoria especial é aquela que diz respeito aos trabalhadores que exerçam suas funções estando expostos a agentes químicos, físicos e biológicos que prejudiquem a saúde deles. O Projeto de Lei C...

Saiba mais sobre o mutirão para negociar dívidas bancárias

O Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira de 2024 seguirá aberto para adesão até a próxima segunda-feira (15/4).

Po rmeio desta iniciativa, os cidadãos têm a chan...

Conheça o PLP com foco em micro e pequenas empresas

Os órgãos públicos poderão ser obrigados a realizar emissão de crédito microempresarial caso fiquem endividados com as micro ou pequenas empresas. É o que prevê o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/1...