NOTÍCIAS

ACECA


Receita disponibiliza consulta ao 4º lote de restituição do IR

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira, 9, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. O crédito bancário será feito para 2.819.522 contribuintes, totalizando R$ 3,5 bilhões. Segundo a Receita, o dinheiro será depositado nas contas no dia 16 de setembro. 

O lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. A consulta para saber se a declaração foi liberada pode ser feita acessando a página da Receita na internet. O contribuinte também pode ligar para o Receitafone 146 e informar o CPF e a data de nascimento. Se estiver incluído no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”.

Como receber a restituição do Imposto de Renda?

Os lotes de restituição são liberados mensalmente. O Fisco libera os pagamentos por ordem de chegada da declaração. Isso significa que quem entregou a declaração mais cedo, recebe a restituição primeiro. 

A restituição é depositada diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento de declaração do IR, nas datas previstas pelo calendário de restituição.

A restituição fica disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não sacar o valor neste período, deve preencher um formulário eletrônico de pedido de pagamento de restituição.

E se a restituição não cair na conta?

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve ligar nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou ir a uma agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Deficientes auditivos têm atendimento exclusivo pelo 0800-729-0088.

Fonte: Agência Brasil
Últimas Noticias
Nota Paraná entrega prêmios aos contemplados em janeiro

O Programa Nota Paraná, da Secretaria de Estado da Fazenda, entregou nesta quinta-feira (16) os cheques aos premiados deste mês de janeiro. O evento foi na Prefeitura de Arapongas, onde o prefeito Sérgio Onofre destacou a credibilidade d...

Pagamento de IR e INSS poderá ser feito por meio de fintechs

A partir de 3 de fevereiro, contribuintes poderão usar contas em fintechs para pagar impostos federais, como guias de recolhimento do INSS e Imposto de Renda. A autorização foi publicada na semana passada pelo Ministério da ...

Jucepar zera processos e é uma das mais eficientes do País

A Junta Comercial do Paraná deu um grande salto no ano passado. Depois de começar 2019 com 2,5 mil processos acumulados e na última posição entre os estados no tempo levado para a abertura de empresas, a autarquia terminou...