NOTÍCIAS

ACECA


Processos empresariais serão 100% digitais no primeiro semestre

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Celeridade na abertura de empresas e fim da fila de processos em análise. Assim resume-se o ano de 2019 na Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Depois de figurar entre os estados com os piores índices do Brasil, em se tratando de volume de processos pendentes e demora na abertura de empresas, a Jucepar apresentou balanço positivo em reunião do Conselho de Administração nesta terça-feira, 14, em Curitiba.

O encontro foi coordenado pelo presidente da Jucepar, Marcos Rigoni de Mello, ao lado do secretário de Administração e Previdência do Estado do Paraná, Reinhold Stephanes. E o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, marcou presença e comentou o bom desempenho da Junta Comercial. “O relatório financeiro comprovou que 2019 foi um ano excelente, especialmente em relação às receitas, que tiveram um acréscimo de 7,49% comparado ao ano anterior”, destacou.

Os relatórios financeiros e contábeis foram apresentados aos representantes de entidades presentes na reunião, como Corecon-PR, Faciap, Fecomércio, ACP, Faep, FIEP, CRA, Ocepar, OAB, Fetranspar, dentre outras.  

Abertura de empresas crescente

Outro ponto que ganhou relevância foi o relatório estatístico que considera aberturas, alterações e extinções de empresas. Em 2019 foram 52.823 empresas abertas no Estado, número superior às 45.810 organizações criadas em 2018. “O aumento de CNPJ revela que o Paraná é um Estado próspero e que o empresariado está animado. Além disso, a integração de processos e a facilidade para abertura de empresas melhoraram a condição para o desenvolvimento econômico”, apontou Dal Bosco.

Melhorias para os contadores

E se os processos de abertura, alterações e baixas de empresas se tornaram mais céleres, quem celebra são os profissionais contábeis. “Se antes a abertura de uma empresa demorava até mais de 30 dias, hoje pode ser concluído dentro de horas, graças aos processos integrados e eletrônicos da Redesim. E isso deve ficar ainda melhor graças ao anúncio da implantação completa dos processos  digitais até o fim do primeiro trimestre deste ano”, descreveu o presidente do SESCAP-PR. “Tivemos uma evolução extraordinária nesse sentido. Nosso estado deixou de ser um dos piores e dispara entre as melhores entidade do Brasil neste sentido”, indica.

O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni de Mello, salientou que os índices foram obtidos graças ao trabalho da equipe da autarquia e a melhoria de procedimentos internos.

Outras melhorias

Novidades também foram apresentadas no campo estrutural da Junta. De acordo com Rigoni, estão sendo feitos estudos para a melhoria da estrutura física do órgão, que hoje tem sede localizada no Centro de Curitiba. Estão sendo feitas análises para a aquisição ou locação de um novo espaço físico ou, ainda, a reforma da estrutura atual para facilitar o atendimento ao público e às equipes.

Fonte: Sescap-PR
Últimas Noticias
Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...

Aposentadoria especial poderá ter nova regulamentação

A aposentadoria especial é aquela que diz respeito aos trabalhadores que exerçam suas funções estando expostos a agentes químicos, físicos e biológicos que prejudiquem a saúde deles. O Projeto de Lei C...

Saiba mais sobre o mutirão para negociar dívidas bancárias

O Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira de 2024 seguirá aberto para adesão até a próxima segunda-feira (15/4).

Po rmeio desta iniciativa, os cidadãos têm a chan...