NOTÍCIAS

ACECA


Comitê de Olho na Transparência tem nova coordenação

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

A advogada Maria Fernanda Mikaela Gabriela Bárbara Maluta tomou posse no último dia 12 como coordenadora do Comitê de Olho na Transparência, na primeira reunião realizada no ano pelo grupo. Além da seccional, compõem o comitê o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no estado do Paraná (Sescap-PR). O comitê conta ainda com o apoio técnico do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

O Comitê De Olho na Transparência foi instituído por ato cooperativo entre as instituições, em maio de 2015. Cada instituição participante indica de três a cinco profissionais, que se reúnem mensalmente para analisar as informações divulgadas pelos órgãos públicos nos portais da transparência. Os advogados, contadores, economistas e auditores atuam monitorando o acesso e a qualidade das informações prestadas pelos portais de transparência de todo o Paraná, com o olhar da sociedade civil organizada.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, foi saudar os participantes e lembrou que o comitê deve se aproximar cada vez mais da sociedade, fomentando o interesse dos cidadãos pelas contas públicas. “Não há melhor canal para isso que os portais da transparência. Contudo, não é simples a compreensão das informações, nosso papel é apurá-las para apresentar de modo mais palatável à sociedade. Na própria OAB Paraná buscamos evoluir o nível de transparência do portal. Creio que o próximo patamar de amadurecimento da democracia que todos prezamos é elevar a participação da sociedade”, destacou.

No mesmo sentido, a nova coordenadora considera que um primeiro passo seria tornar o comitê mais conhecido pelo conjunto de associados das instituições que o compõem. “Eu tomei conhecimento da existência do Comitê no ano passado. É importante que trabalhemos mais na divulgação, primeiro nas nossas entidades e depois em toda a sociedade”, ressaltou Maria Fernanda.

Também participaram da reunião Carlos Magno Andrioli Bittencourt, Celso Bernardo e Gilberto Coelho de Miranda Junior (Corecon-PR); Laércio Osório Tissot (CRC); Laerzio Chiesorin Júnior (OAB); Allan Lukas Jucovski e Gilson Strechar (Sescap). O grupo traçou a linha de trabalho para 2020 e fixou as datas de reunião para todo o ano.

Fonte: OAB-PR
Últimas Noticias
Identificação de contador à Receita poderá ser obrigação

Um Projeto de Lei (PL) estabelece que a Receita Federal deverá ser obrigatoriamente informada sobre o contador das empresas de médio e grande porte, que deverão identificá-lo.

A aprovação do PL 2279/22 por...

Novo programa de regularização de dívidas poderá ser realidade

Ao contribuinte endividado com a União, com as autarquias e/ou com as fundações, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 4/24 estabelece um programa de regularização de tais dívidas com a possibilidade de pagamento em n...

DET: MEI deve aderir à plataforma até 1º de agosto

O Edital SIT nº 04/2024 estabelece o novo prazo até o qual os Microempreendedores Individuais (MEIs) e empregadores domésticos devem começar a utilizar o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET): 1º de agosto.

...