NOTÍCIAS

ACECA


Receita Federal prorroga prazo de entrega da ECD

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Após inúmeras ações das entidades contábeis de todo o país, incluindo o grupo de entidades paranaenses liderado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o Ministério da Economia, por intermédio da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, publicou nesta quarta-feira, dia 13, no Diário Oficial da União (DOU) a Instrução Normativa Nº 1.950, que prorroga o prazo de apresentação da Escrituração Contábil Digital (ECD) referente ao ano-calendário de 2019. 

Segundo o documento, o prazo para transmissão da Escrituração Contábil Digital (ECD) referente ao ano-calendário de 2019, fica prorrogado, em caráter excepcional, até o último dia útil do mês de julho de 2020, inclusive nos casos de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial da pessoa jurídica.

"As entidades contábeis vêm pressionando o Governo Federal desde que foram decretadas as primeira medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, em meados de março, pois as medidas de distanciamento social tiveram profundos impactos na rotina dos profissionais e organizações contábeis. Num primeiro momento, muitos ficaram impedidos de dar continuidade a suas atividades, por não estarem preparados para transferir sua rotina de trabalho para a modalidade home office. Passado esse impacto inicial, verificou-se uma intensificação da carga de trabalho para ajudar os clientes com a implementação de alternativas previstas nas medidas trabalhistas", relata o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. 

No intuito de reforçar a atuação de entidades nacionais, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no âmbito federal, e de estabelecer uma forte interlocução com os governos estadual e municipais, CRCPR, Sescap-PR, Sescap Londrina, Sescap Campos Gerais, Sicontiba e Fecopar* uniram esforços para pleitear o alongamento de prazos de entrega de obrigações acessórias, vencimento de tributos e outras questões que impactam diretamente na rotina contábil e nas atividades das empresas em geral, a fim de reduzir, tanto quanto possível os impactos dessa crise sem precedentes.

"Já realizamos diversas reuniões com autoridades e encaminhamos vários ofícios, que resultaram em medidas como a prorrogação do prazo de entrega da DIRPF, a inclusão da contabilidade no rol de atividades essenciais, autorizadas a trabalhar durante a vigência das restrições impostas pelo Governo do Paraná no âmbito das medidas de distanciamento social, prorrogação do prazo de validade de certidões, e o adiamento do prazo de entrega várias outras obrigações", diz Jochem. 

"Este trabalho conjunto deve continuar muito além da pandemia de Covid-19, pois passada essa crise, ainda teremos que lidar com o cenário de recessão que se delineia para o futuro próximo, e questões como a redução da burocracia e reforma tributária serão de vital importância para dinamizar a economia. Nós, representantes da classe contábil paranaense, podemos e queremos levar as contribuições dos profissionais da contabilidade às autoridades, em prol do desenvolvimento do nosso estado e do país, e acreditamos que essa união conferirá mais força e impacto às nossas demandas junto aos governos", pondera.

Fonte: CRCPR
Últimas Noticias
Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...

Aposentadoria especial poderá ter nova regulamentação

A aposentadoria especial é aquela que diz respeito aos trabalhadores que exerçam suas funções estando expostos a agentes químicos, físicos e biológicos que prejudiquem a saúde deles. O Projeto de Lei C...

Saiba mais sobre o mutirão para negociar dívidas bancárias

O Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira de 2024 seguirá aberto para adesão até a próxima segunda-feira (15/4).

Po rmeio desta iniciativa, os cidadãos têm a chan...