NOTÍCIAS

ACECA


Jucepar está proibida de repassar verbas para manter escritórios

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Uma notificação do Tribunal de Contas do Estado coloca um ponto final na parceria existente entre a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e associações comerciais, sindicatos e prefeituras em alguns municípios paranaenses. A partir deste mês de maio, a Jucepar está proibida de fazer repasse de verbas a entidades públicas ou privadas para manter seus escritórios em funcionamento.

Para o presidente da Jucepar, Marcos Sebastião Rigoni Mello, as parcerias podem ser mantidas desde que não envolva repasse de verbas e as entidades banquem os custos da permanência do escritório da Junta. “Se não houver interesse de uma associação, sindicato ou da Prefeitura, não haverá prejuízos, pois todas as demandas dos usuários podem ser atendidas de forma online.

Mais agilidade nos processos

Marcos Rigoni lembra que enquanto o processo físico leva dias para ser concluído, o online leva minutos e com a devida segurança jurídica, pois entra direto no sistema da Junta Comercial e é analisado imediatamente pelo relator ou vogal. Além disso, o usuário economiza tempo e dinheiro que gastaria com deslocamento, combustível e alimentação. Com o meio eletrônico, tudo isso acabou.

Momento oportuno para a mudança

Para o contador Alceu Dal Bosco, presidente do SESCAP-PR, entidade que representa as empresas de serviços contábeis, o momento é oportuno para mudanças. O contador deve buscar novas alternativas de relacionamento com a Junta Comercial do Paraná, visando dinamizar os serviços que presta aos empresariais. "Defendemos sempre a simplificação dos serviços públicos através da transformação digital, com reflexos na diminuição da máquina pública. Devemos aproveitar este momento de pandemia e exigirmos que isto se torne uma prática Brasil afora”, afirma Dal Bosco.

Análise de atos societários

Para atender as empresas de serviços contábeis associadas nesse momento de transição do físico para o digital na Junta Comercial do Paraná, Alceu Dal Bosco informa que o SESCAP-PR manterá o serviço gratuito de “Análise de Atos Societários”. Este serviço consiste na realização de uma análise prévia dos contratos sociais para a constatação de eventuais erros ou omissões que possam impedir seu imediato registro. É gratuito e feito pela colaboradora do SESCAP-PR e advogada Samara Santos. “Esta análise prévia é muito importante para os associados realizarem um trabalho mais assertivo, evitando equívocos e contratempos” afirma Dal Bosco.

Fonte: Sescap-PR
Últimas Noticias
Litígio Zero: Nova fase será lançada em 1º de abril

Os contribuintes com débitos de no máximo R$ milhões com a Receita Federal devem se atentar à fase do Programa Litígio Zero que será lançada em 1º de abril. Esta "nova etapa" diz respeito &agra...

Adesão à Autorregularização Incentivada se encerra em 1º/04

A adesão ao programa de Autorregularização Incentivada se encerra em 1º de abril, conforme comunicado da Receita Federal.

Aqueles que tiverem interesse podem requerer a adesão ao programa por meio do

IRPF/março: Você já pode conferir o lote residual de restituição

Já é possível conferir o lote residual de restituição referente ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de março deste ano.

Um valor de R$ 339.010.389,78 será destinado para credi...