NOTÍCIAS

ACECA


Contabilidade do Terceiro Setor será tema de live do CRCPR

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Na próxima terça-feira, 26, das 18h30 às 19h30, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, é o convidado da Comissão do Terceiro Setor para um bate-papo ao vivo sobre os aspectos técnicos específicos e os cuidados necessários aos profissionais da contabilidade que elaboram Demonstrações Contábeis para entidades do Terceiro Setor. A conversa será conduzida pelo coordenador da Comissão, Narciso Dóro Júnior.

"O prazo para entrega das Demonstrações Contábeis das entidades está chegando e marcamos essa conversa para tirar dúvidas dos profissionais da contabilidade, já que esse segmento está sujeito a normas bastante específicas", afirma o presidente do CRCPR, que possui um amplo conhecimento nessa área, sendo palestrante e autor de obras voltadas para esse segmento, e contando também com um canal nas redes sociais dedicado ao assunto, o Descomplicont Terceiro Setor .

A transmissão será pelo canal do CRCPR no YouTube, a partir das 18h30, com duração prevista de uma hora. "Ao longo da nossa conversa, vamos interagir com os expectadores, respondendo às perguntas e tirando dúvidas, já que falta pouco mais de um mês para o prazo de entrega das Demonstrações Contábeis dessas entidades", informa Narciso Dóro Júnior. "Esperamos vocês! Venham tirar suas dúvidas!", finaliza.

Entre os temas a serem abordados estão o reconhecimento de valores relativos à isenção e imunidades de impostos na Demonstração do Resultado; tipos de subvenções e cuidados necessários; como reconhecer ativos não monetários; cuidados necessários às entidades que possuem cadastro no CEBAS quanto aos benefícios tributários; reconhecimento contábil do trabalho voluntário; cuidados quanto a gratuidades; reconhecimento de perdas segundo a norma ITG 2002; peculiaridades das Demonstrações Contábeis das entidades do Terceiro Setor; necessidade de Auditoria Independente; entre outros.

Sobre a Comissão 

A Comissão do Terceiro Setor do CRCPR foi criada em março de 2018, com o objetivo de promover a interação e a busca no aprimoramento da técnico do profissional contábil atuante nessa área, bem como a realização de estudos, eventos, acompanhamentos e divulgações acerca das novidades advindas do segmento, buscando ainda o aperfeiçoamento na legislação tributária. O grupo de trabalho já promoveu inúmeras ações voltadas à qualificação de profissionais da contabilidade que atuam ou prestam serviços a entidades sem fins lucrativos. Também tem atuado intensamente na esfera legislativa e tributária, levando aos órgãos competentes propostas e pleitos que visam desburocratizar e conferir maior transparência e credibilidade a essas entidades.

A Portaria CRCPR nº 039/2020, de 30 de abril, estabeleceu a composição atual, que mantém o contador Narciso Dóro Júnior na coordenação, e tem como participantes o advogado Juliano Lirani, e os profissionais contábeis Oneliton Depícoli dos Santos e Willian Fischer. A funcionária designada para acompanhar os trabalhos dessa comissão é Jeruza Moura Burges, coordenadora de Compliance, Riscos e Qualidade do CRCPR.

Fonte: CRCPR
Últimas Noticias
IVA: Como será o desconto?

O projeto que regulamenta a Reforma Tributária mstra a quais setores e produtos será aplicado o desconto de 60% no Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outras poderão ter o IVA reduzido ou serem totalmente isentas de pagá-lo.

...

Isenção do Simples Nacional poderá ser concedida a microempresas

Às microempresas cuja receita bruta não ultrapasse R$ 96 mil anualmente poderá ser concedida isenção do Simples Nacional no âmbito dos tributos que constam no regime. A medida está prevista no Projeto de Lei C...

Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...