NOTÍCIAS

ACECA


Comissão da Mulher Contabilista: desafios contemporâneos

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Instituída em 2003, a Comissão da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) não só acompanhou de perto as profundas mudanças que ocorreram na profissão desde oinício do século XXI, como também atuou como protagonista em importantes aspectos, contribuindo para o crescimento da participação das mulheres e para a sua valorização no mercado de trabalho. "Se hoje já somos maioria nos cursos superiores de Ciências Contábeis no Paraná, muito se deve ao corajoso trabalho que temos realizado ao longo destes 17 anos. Não me refiro apenas aos grandes eventos, como os diversos Encontros e Fóruns da Mulher Contabilista que já realizamos, discutindo aspectos técnicos da profissão, mas também a aspectos práticos do cotidiano da mulher que trabalha fora, seja como funcionária ou empresária. Refiro-me especialmente ao trabalho de formiguinha, de uma mulher incentivando e apoiando a outra, formando uma rede apoio que vem nos fortalecendo e servindo de suporte para as nossas conquistas e para que possamos ocupar o lugar de destaque que merecemos na nossa profissão, no meio acadêmico e na sociedade", analisa a vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Denise Maria de Oliveira, que coordena a comissão desde outubro de 2017 e conta com uma longa e profícua participação no grupo.

O trabalho da comissão é realizado em total alinhamento com a proposta da Comissão Nacional da Mulher Contabilista do  Conselho Federal de Contabilidade, não por acaso liderada pela contadora registrada sob a jurisdição do CRCPR, Nilva Amalia Pasetto, posição alcançada com base na sua extensa currículo de militância na Comissão Estadual da Mulher Contabilista, que coordenou por vários anos, realizando inúmeras ações assertivas visando aumentar a participação das contabilistas do Paraná nas entidades empresariais, representativas da profissão,como também em outras esferas da vida pública, trabalhando para reforçar questões como o empoderamento feminino e a formação de lideranças femininas não apenas no âmbito da classe contábil, mas em questões de interesse do país. 

Sobre as ações que já estavam em curso quando foi declarada a pandemia de Covid-19 no Brasil, em meados de março, Denise conta que "já tínhamos quase uma centena de inscritas para o Fórum da Mulher Contabilista, que estava agendado para o dia 27 de março. Os decretos dos governos estadual e municipal sobre medidas de distanciamento social impediram a realização de eventos presenciais com aglomeração de pessoas e tivemos que suspender o nosso evento".

De lá para cá, o CRCPR vem implementando medidas para fortalecer o trabalho das comissões. "Estamos aproveitando esta pausa nas atividades presenciais para conhecer melhor o novo Regulamento Geral das Comissões de Trabalho do CRCPR, rever nossos planos e passar todas as informações para a coordenadoria geral das comissões, figura criada pelo presidente Laudelino [Jochem] para fortalecer a nossa atuação, identificando sinergias entre as diversas comissões e direcionando os trabalhos de acordo com o planejamento estratégico do Conselho, o que permitirá trazer muito mais resultados para a classe contábil e dar visibilidade ao que for produzido", diz Denise. 

"Em breve pretendemos retomar os eventos. Estamos estudando a melhor maneira de fazer isso levando em conta as medidas necessárias para proteger a saúde das pessoas. Por enquanto, o que posso antecipar é que está mantida a intenção de realizar o Fórum da Mulher Contabilista, mas certamente teremos um novo formato, incorporando novas tecnologias para viabilizar a participação das nossas colegas. Talvez não seja possível voltar tão cedo a fazer eventos presenciais, o que é uma pena, pois os eventos da mulher contabilista tradicionalmente são momentos de importantes trocas, não apenas de conhecimento e networking, mas de carinho e calor humano, pois sempre abordam questões sobre como conciliar os vários papéis da mulher na sociedade. Mas tenho certeza de que encontraremos meios para manter essa chama acesa, mesmo que à distância, o que tem tudo a ver com o tema que escolhemos para esta edição do nosso fórum, Mulher: Desafios contemporâneos e a necessidade de ousar", finaliza.  

Atualmente, além de Denise, integram a Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR as profissionais contábeis Elenice Cácia Bittencourt Teixeira, Gisele Martins Machioski, Juliana Bertol Guedes, Márcia Cristina de Almeida, Mariza Pante Ferreira, Mirian da Silva Braz, Ormélia Tereza da Silva, Rosemeri Petzold, Simone Glaci Ramos, e a funcionária do CRCPR Jeruza Moura Burges.

Fonte: CRCPR
Últimas Noticias
Isenção do Simples Nacional poderá ser concedida a microempresas

Às microempresas cuja receita bruta não ultrapasse R$ 96 mil anualmente poderá ser concedida isenção do Simples Nacional no âmbito dos tributos que constam no regime. A medida está prevista no Projeto de Lei C...

Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...

Aposentadoria especial poderá ter nova regulamentação

A aposentadoria especial é aquela que diz respeito aos trabalhadores que exerçam suas funções estando expostos a agentes químicos, físicos e biológicos que prejudiquem a saúde deles. O Projeto de Lei C...