NOTÍCIAS

ACECA


CRCPR atualiza Plano de Logística Sustentável

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) publicou em seu site uma revisão semestral do Plano de Logística Sustentável (PLS) do CRCPR, que reporta as ações realizadas e planejadas para o primeiro semestre de 2020, bem como resultados atingidos até agora. As primeiras ações apresentaram resultados positivos em todos os indicadores, principalmente uma redução significativa de gastos de recursos naturais como gasto de papel (-16%), copos descartáveis(-75%), energia elétrica (-27%) e água (-58%), quando comparados com o mesmo período do ano anterior. Para conferir a atualização do documento, realizada pela Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR, clique aqui

O apoio de visitantes, funcionários e participantes de eventos nessas ações é essencial para que o CRCPR se torne uma entidade cada vez mais sustentável, pois a implementação das ações depende do esforço de cada um no consumo consciente e adequado dos bens do Conselho. Por isto, além da melhoria em processos na coleta de lixo, ações de redução do desperdício de água, energia e materiais de consumo, durante o primeiro semestre de implantação do PLS, a Comissão realizou diversas ações de conscientização aos funcionários, colaboradores e público externo, instruindo com palestras, treinamentos, cartazes orientativos, e-mails marketing e outras ações de comunicação interna e externa, com foco na educação socioambiental e consumo consciente. 

O CRCPR também tem trabalhado no desenvolvimento de seus processos e suas Compras e Licitações para que se adéquem às melhores práticas de sustentabilidade do mercado, bem como sua estrutura física para o uso inteligente dos recursos naturais. Assim, nas especificações são requeridos produtos que tenham menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água; é dada preferência por materiais de origem local; requisitada maior eficiência na utilização de recursos como água e energia em obras ou equipamentos, assim como maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra; e também requerida a origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras adquiridos e contratados.   

Os resultados deste semestre foram impactados pela pandemia de COVID-19, já que seguindo recomendações das autoridades de saúde quanto às medidas de distanciamento social, os escritórios do CRCPR estiveram fechados em alguns meses, utilizando-se menos das instalações e recursos físicos do CRCPR. Desta forma, evitando distorções, em alguns indicadores foram mensurados resultados apenas referentes aos meses em que os escritórios estiveram abertos e apresentaram consumo (dezembro, janeiro, fevereiro e março) e comparados com o mesmo período do ano anterior. 

Além disto, o presente documento apresenta revisões no que se refere ao cronograma de implantação de ações, já que, em alguns casos, não seria condizente implementar ações no contexto em que se encontra o Conselho, já que os eventos presenciais, por exemplo, seguem suspensos. Deste modo, algumas ações foram postergadas para o segundo semestre e outras revistas para implantação em um futuro próximo.

Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR

Em 4 de junho, foi publicada a Portaria n.º 35, que instituiu a Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR, com a finalidade de elaborar e implantar as práticas de sustentabilidade, socioambiental e racionalização do uso de materiais e serviços, ratificando e normatizando ações, e assim, desenvolvendo e administrando o PLS do CRCPR. A Comissão, formada por funcionários multidisciplinares do CRCPR, publicará anualmente no site o relatório de acompanhamento do PLS, bem como, semestralmente, as ações e metas alcançadas. 

Clique aqui para acessar a primeira edição, do ano de 2019!

A Comissão continuamente atualizará o inventário de bens e materiais do CRCPR, identificando similares de menor impacto ambiental para substituição; revisará práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; e realizará ações de divulgação, conscientização e capacitação.

PLS

O PLS é uma ferramenta de planejamento de práticas de sustentabilidade e de racionalização de gastos e processos administrativos, que objetiva uma atuação socioambiental em conformidade com as boas práticas e legislações específicas. O PLS do CRCPR foi elaborado com a finalidade de estabelecer a implantação e a melhoria contínua de práticas do CRCPR, alinhado à visão estabelecida no Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs (aprovado pela Resolução CFC n.º 1.543/2018), a qual visa “ser reconhecido como uma entidade profissional partícipe no desenvolvimento sustentável do País e que contribui para o pleno exercício da profissão contábil no interesse público”.  

O PLS encontra amparo legal no Art. 225 da Constituição da República Federal de 1988, a qual afirma que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. O PLS do CRCPR cumpre ainda com definições da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação na Instrução Normativa n.º 10/2012, que estabelece as regras para a elaboração do PLS na Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e nas empresas estatais dependentes; e com o Decreto Federal n.º 7.746/2012, alterado pelo Decreto n.º 9.178/2017, que estabelecem critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações.

Fonte: CRCPR
Últimas Noticias
IVA: Como será o desconto?

O projeto que regulamenta a Reforma Tributária mstra a quais setores e produtos será aplicado o desconto de 60% no Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outras poderão ter o IVA reduzido ou serem totalmente isentas de pagá-lo.

...

Isenção do Simples Nacional poderá ser concedida a microempresas

Às microempresas cuja receita bruta não ultrapasse R$ 96 mil anualmente poderá ser concedida isenção do Simples Nacional no âmbito dos tributos que constam no regime. A medida está prevista no Projeto de Lei C...

Nova isenção do IR é aprovada por Senado

O Projeto de Lei (PL) 81/2024 estende a isenção do Imposto de Renda (IR) para dois salários mínimos. Nesta semana, a proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado. A votação foi simbólica.

As...