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Erros de comunicação dificultam trâmite de processos na Receita

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Ausência de documentos, falta de comprovação da autenticidade dos responsáveis pelas empresas, preenchimento incorreto dos formulários on-line. Estes são alguns dos erros que os profissionais de contabilidade vêm cometendo ao dar entrada em protocolo na plataforma Receita-PR, da Receita Estadual do Paraná.

O alerta é da delegada regional da Receita Estadual do Paraná, Suzane Aparecida Gambetta, que convocou uma reunião nesta quarta-feira, 2, com representantes das entidades contábeis do Paraná, entre elas o SESCAP-PR, para buscarem uma solução para esse problema, que vem ocasionando retrabalho, demora na liberação dos protocolos e, até, indeferimento de pedidos.

Migração para o digital

A delegada Suzane Gambetta explicou que o fechamento de cerca de 20 agências da Receita Estadual no Paraná nos últimos meses provocou uma intensa migração de usuários para a plataforma e, com isso, os problemas começaram a surgir.

Os técnicos da Receita Estadual sugeriram que os empresários contábeis orientem seus colaboradores e clientes para que façam seus protocolos de forma correta, a fim de agilizar os processos. “Não adianta protocolar um pedido se não estiver completo. O preenchimento correto com o atendimento às exigências resolve cerca de 90% do problema”, afirma Marcio Pacheco, chefe da agência da Receita Estadual em Curitiba, ao destacar que muitos usuários cometem erros básicos como falta de assinatura digital ou reconhecimento de firma. “Um trabalho mal feito gera outras demandas e incorrem em atrasos”, concluiu.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, sugeriu que a Receita Estadual experimente novas formas de comunicação para essas questões pontuais, como, por exemplo, a gravação de vídeo com o passo a passo do acesso à plataforma. E as entidades do setor se encarregam em dar ampla divulgação.

Resposta rápida à comunidade

O presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, destacou a agilidade com que a Receita Estadual se adaptou às mudanças e está conduzindo as inovações no universo digital. “A Receita fez um trabalho excepcional durante essa pandemia, implementando todo o sistema e, com isso, deu uma resposta imediata à comunidade contábil e empresarial”, disse.

Durante a reunião, Dal Bosco apresentou sugestões de melhoria enviadas por associados ao SESCAP-PR no sentido de facilitar a comunicação entre a Receita e os contadores, como a necessidade de utilizar a assinatura digital, que dá mais confiabilidade e segurança no trabalho.

Sobre a reunião

“Foi uma reunião muito produtiva com o primeiro escalão da Receita Estadual, na tentativa de buscar melhorias para a classe contábil, os empresários e o governo”, disse Dal Bosco, ao destacar que os contadores precisam valorizar mais essa relação com o fisco, seguir um checklist pra elaborar protocolos, manter atualizado o cadastro junto ao órgão, para que numa dúvida o auditor possa contatar rapidamente o profissional.

Participantes

Participaram da reunião Suzane Aparecida Gambetta Dobj, delegada regional da Receita Estadual; Ezequiel Rodrigues dos Santos, auditor fiscal; Marcio Pacheco dos Santos, supervisor da 1º DRR e Sandra, auditora. As entidades estavam representadas por Alceu Dal Bosco (presidente do SESCAP-PR), Laudelino Jochem (presidente do CRCPR); Juarez Morona (presidente do Sicontiba); Paulino José de Oliveira (presidente da Fecopar) e assessores das entidades.

Fonte: Sescap-PR
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