--> ACECA

NOTÍCIAS

ACECA


O que define o contador de amanhã?

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

“Nos últimos meses, tive o privilégio de estar conectada com colegas de pequenas e grandes firmas de auditoria, CEOs de organizações de contabilidade, estudantes e líderes universitários ao redor do mundo, conversando sobre as suas visões a respeito do futuro dos contadores, quais conhecimentos serão necessários, habilidades, mindsets. Todas essas conversas giraram em torno das mudanças ocasionadas pela Covid-19. Em meu ponto de vista, todos, desde o estudante até o veterano da área empresarial, estão enxergando este momento como uma oportunidade de ressignificar o papel do contador, agora e no futuro”, afirma Alta Prinsloo, em artigo publicado no site da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês).

A executiva da Ifac afirma no texto que a Covid-19 interrompeu quase todos os negócios, de ONGs a governos, e, enquanto essas entidades navegavam pela transformação digital urgente, para dar continuidade à força de trabalho ou, simplesmente, para se manterem operacionais, os líderes recorreram aos contadores.

De acordo com o artigo assinado por Alta Prinsloo, um CEO disse: “os trabalhadores da saúde estão na linha de frente para salvar vidas, e os contadores estão na linha de frente para salvar meios de subsistência”. A executiva destaca que a profissão tem sido capaz de defender sua relevância para governos e cidadãos durante esse tempo, e as empresas têm uma noção renovada do valor que os contadores agregam ao seu sucesso a longo prazo.

Ainda segundo o artigo, antes da pandemia, quase 80% dos entrevistados pela Federação Internacional de Contadores, atuantes em PMEs, disseram que a tecnologia estava afetando as funções contábeis tradicionais. Após a pandemia, no entanto, as habilidades e capacidades digitais tornaram-se suas aliadas.

Para ler o texto completo, acesso o ARTIGO no site da Ifac.

Fonte: CFC
Últimas Noticias
Simples: opção por IBS e CBS separados vai até dia 30

Opção pelo Simples Híbrido é facultativa e retira os dois novos tributos do DAS; nova oportunidade será aberta em março de 2027

As empresas do Simples Nacional têm até 30 de outubro p...

Sancionada lei que perdoa dívidas de MEIs e eleva faturamento

Medida deve alcançar 17,6 milhões de empreendedores; teto anual sobe para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028

Foi sancionado na quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 186/2026, que perdoa as dívidas de mi...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por 6 votos a 5, Corte decide que o imposto municipal não integra a base das contribuições; voto de Luiz Fux desempatou o julgamento

O Supremo Tribunal Federal decidiu, na quarta-feira (21), excluir o ISS da base de c...