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Antes de abrir empresa, é preciso planejar o produto

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O prazo médio para abertura de empresas no Brasil é de 83 dias, o que coloca o país na 116º posição do ranking global do Banco Mundial sobre a facilidade de se começar um negócio, atrás de nações como Cazaquistão, Botsuana e Peru.

Encarar a longa lista de burocracia, contudo, é apenas um dos muitos passos necessários antes de se tornar um empreendedor.

O primeiro deles, alertam especialistas, deve ser planejar bem o produto ou serviço que será oferecido e estudar o mercado.

"Conhecer os clientes e a concorrência é essencial para estabelecer que diferenciais ele pode oferecer para conquistar o consumidor e superar os rivais", diz Simara Greco, gerente do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.

É preciso também avaliar os recursos necessários para iniciar o empreendimento, sejam materiais, financeiros ou mesmo conhecimentos e habilidades. "Quem empreende por impulso com muita frequência não tem vocação para isso. Se o futuro empresário não tem os recursos, deve definir como obtê-los", diz Greco.

O planejamento precisa incluir ainda itens como a melhor localização do empreendimento (se for uma loja física), estratégias de marketing, fornecedores e que tipo de gestão financeira seu negócio precisa.

Para fazer este planejamento, uma das ferramentas sugeridas por especialistas é o Business Model Canvas, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Nela o empreendedor pode analisar itens como proposta de valor, segmento de clientes, fontes de receita, estrutura de custos, entre outros. O Sebrae tem um simulador gratuito (https://www.sebraecanvas.com/#/).

Gestação

Para Adriano Cabral Theophilo, 32, o processo total de abrir uma companhia levou oito meses, contando todo o período de planejamento. Ele criou recentemente a Ma Che Vino, uma loja eletrônica de vinhos com cerca de 65 rótulos e quatro funcionários.

Antes de abrir, buscou ajuda do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e de consultorias especializadas.

"Montamos um plano de negócios, estudamos o mercado e entendemos a real viabilidade do projeto. Meu público maior são mulheres acima de 35 anos, classe média AB, que gostem de gastronomia, de viajar e que são independentes", detalha.

Foram levados em conta também os aspectos burocráticos. As idas na Junta Comercial, o cadastro na Previdência Social e a solicitação da autorização para impressão das notas fiscais são alguns dos passos que ele cita.

"Todo o processo de abertura é gratuito, mas preferi contratar um contador para me auxiliar e poder me concentrar no negócio. A burocracia demorou 30 dias e paguei cerca de R$ 1.000 a ele", afirma Theophilo.

Organização

Para não atuar na informalidade e ao mesmo tempo não descuidar de toda a gestão estratégica, o empreendedor deve ter atenção, afirma o consultor do Sebrae-SP Luciano Solimar Impastaro. Segundo ele, é importante tocar com igual cuidado o plano de negócios e a burocracia.

Uma das primeiras coisas a serem feitas é se informar nas prefeituras sobre os requisitos necessários para obter um alvará de funcionamento, que pode variar de acordo com cada setor e município (veja mais no gráfico ao lado).

Apenas as empresas enquadradas como MEI (Micro Empreendedor Individual) têm uma burocracia bem menor -quase todos os passos são feitos on-line.

Nos outros casos, é comum o interessado procurar a ajuda de um contador.

"Para escolher um bom profissional, avalie se ele já tem outros clientes do mesmo ramo e se possui registro em instituições como o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis ou Conselho Regional de Contabilidade", recomenda Impastaro.

Também é importante cobrar a prestação de contas do trabalho do contador.

"O empreendedor deve receber com frequência informações sobre as atividades da sua empresa, como os balancetes, para que possa acompanhar seu desempenho", afirma o consultor.

Caminho para abrir

Veja o que uma empresa precisa fazer para iniciar suas atividades

1. Nome

O empreendedor deve consultar no site da Junta Comercial se já não há empresa com o mesmo nome pretendido

2. Registro

Aqui é feito o 'nascimento' da empresa na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Depois disso, ela existe oficialmente, mas ainda não pode começar as atividades. Preços e prazos variam por estado.

Documentos necessários: contrato social ou requerimento de empresário individual ou estatuto (três vias), cópia autenticada do RG e CPF ficha de cadastro nacional, modelo 1 e 2, em uma via

3. CNPJ

Quando o registro é finalizado a pessoa recebe o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Com ele em mãos, deve-se fazer o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) no site da Receita Federal

4. Licenciamentos

Dependendo do tipo de atividade são necessários licenciamentos específicos como Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. É preciso procurar as autoridades para saber como proceder em cada caso

5. Alvarás

O passo seguinte é obter o alvará de funcionamento. Os requisitos variam em cada município e setor

Documentos necessários: Formulário da prefeitura, Consulta prévia de endereço aprovada, Cópia do CNPJ (passo 3); Cópia do Contrato Social (passo 2), Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário (passo 4)

6. Registro municipal

Para as empresas que trabalham com prestação de serviços é necessário o registro na Prefeitura. Na maioria dos Estados ele é feito automaticamente após o registro na Junta Comercial, mas é necessário fazer uma consulta especifica no município em que a empresa será aberta, pois os procedimentos podem variar

7. Inscrição Estadual

Empresas que trabalham com a produção de bens e/ou com venda de mercadorias precisam do registro na Secretaria Estadual da Fazenda. A solicitação é feita via internet por um contador

Documentos necessários:

DUC (Documento Único de Cadastro), em três vias, DCC (Documento Complementar de Cadastro), em 1 via, comprovante de endereços dos sócios, cópia autenticada ou original, cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, como o contrato de locação, número do cadastro fiscal do contador, comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviços (passo 7), certidão simplificada da Junta, cópias do ato constitutivo, do CNPJ, do alvará de funcionamento e RG e CPF dos sócios

8. Cadastro na Previdência

O representante da empresa deverá dirigir-se à Agência da Previdência de sua jurisdição para solicitar o cadastro, mesmo se não tiver funcionários.

9. Notas Fiscais Eletrônicas

As microempresas prestadoras de serviço podem emitir a nota fiscal eletrônica no site da prefeitura da sua cidade e as que comercializam produtos podem imprimir a nota fiscal eletrônica no site da Secretaria Estadual da Fazenda

Ajuda Extra

Em alguns momentos, é obrigatório contratar um profissional para auxiliar. Para efetuar registros na Secretaria Estadual da Fazenda, é preciso de um contador. E um advogado deve dar um visto no contrato social (não é exigido para micro empresas ou de pequeno porte) 
 

Fonte: Folha de S.Paulo
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