--> ACECA

NOTÍCIAS

ACECA


Camex revoga 230 atos normativos em processo de revisão

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) concluiu a primeira etapa do processo de revisão do estoque regulatório, revogando um total de 230 atos normativos em 2020. A conclusão foi concretizada por meio da Resolução Gecex nº 115, publicada no último dia 10 no Diário Oficial da União. O processo é supervisionado pela Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério da Economia.

A medida atende ao Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, que dispõe sobre a revisão dos atos normativos inferiores a decreto. As revogações de 2020 representam mais de 60% dos atos normativos em vigor no âmbito da Secint que se enquadram nas determinações do Decreto 10.139, incluindo temas como regime de Ex-tarifários, Tarifa Externa Comum (Letec), Imposto de Exportação, Termos Internacionais de Comércio (Incoterms) e regime de Drawback, entre outros.

Segundo a Camex, a iniciativa reduz gastos regulatórios, diminui o custo de cumprimento de formalidades e facilita o acesso do setor regulado aos atos normativos editados na Secint. O processo também cria um ambiente favorável à disseminação de experiências sobre a implementação do Decreto 10.139 entre os órgãos federais com competência para regular o comércio exterior e incentiva outros órgãos a realizar exercícios similares, priorizando a revisão de seus atos normativos.

A “faxina normativa” está sendo feita de forma gradual e continuará em 2021, com o objetivo de revogar e revisar mais 170 atos normativos editados pela Camex. O processo será conduzido pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex), com participação direta dos órgãos que têm competência nas temáticas tratadas em cada ato normativo.

Os 230 atos normativos revogados em 2020 pela Camex são divididos em:

- 114 resoluções que tratavam do regime de Ex-tarifários;
- 38 atos sobre governança de comitês e grupos técnicos;
- 29 atos referentes a alterações tarifárias sobre desabastecimento;
- 23 atos relacionados à Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec);
- 8 resoluções que tratavam da Decisão CMC nº 39/11 que autoriza alterações tarifárias por razões de desequilíbrios comerciais derivados da conjuntura internacional;
- 5 que tratavam de Imposto de Exportação;
- 5 sobre alterações definitivas da Tarifa Externa Comum (TEC);
- 3 atos sobre Termos Internacionais de Comércio (Incoterms);
- 2 resoluções sobre regime de Drawback;
- 2 resoluções sobre Lista de Autopeças Não Produzidas;
- 1 resolução sobre a Lista de Bens de Informática e Telecomunicações (Lebit).

Fonte: Ministério da Economia
Últimas Noticias
Simples: opção por IBS e CBS separados vai até dia 30

Opção pelo Simples Híbrido é facultativa e retira os dois novos tributos do DAS; nova oportunidade será aberta em março de 2027

As empresas do Simples Nacional têm até 30 de outubro p...

Sancionada lei que perdoa dívidas de MEIs e eleva faturamento

Medida deve alcançar 17,6 milhões de empreendedores; teto anual sobe para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028

Foi sancionado na quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 186/2026, que perdoa as dívidas de mi...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por 6 votos a 5, Corte decide que o imposto municipal não integra a base das contribuições; voto de Luiz Fux desempatou o julgamento

O Supremo Tribunal Federal decidiu, na quarta-feira (21), excluir o ISS da base de c...